Formação – Instituto Formar lança Programa de Aprendizagem em Tecnologia

Novo Curso de Tecnologia iniciou com 25 alunos. Fotos: Divulgação

 

Nova formação em Tecnologia prepara jovens para o primeiro emprego com foco em habilidades digitais e demandas do mercado atual

O Instituto Formar agora oferece aos jovens o curso de Aprendizagem em Tecnologia, atendendo à crescente demanda das empresas por profissionais qualificados na área. Essa expansão na grade de cursos reflete o compromisso da instituição em formar pessoas que possam atuar em diversas áreas, alinhadas às necessidades do mercado atual.

Atualmente, o Instituto atende mais de 500 aprendizes com cursos nas áreas de Administração, Varejo e Produção. A inclusão do curso de Tecnologia oferece uma nova oportunidade para os jovens que buscam se especializar e ingressar no mundo de trabalho, especialmente em um setor em constante evolução.

Danilo Renan, Coordenador de Atendimento do Instituto Formar, destaca que o lançamento do curso representa uma oportunidade tanto para os jovens quanto para as empresas contratantes. “O Instituto Formar é reconhecido por sua seriedade e por estar em constante evolução, acompanhando as transformações do mercado de trabalho. Com o novo curso, nosso programa de aprendizagem passa a formar profissionais ainda mais qualificados, além de oferecer às empresas talentos capacitados para enfrentar as inovações tecnológicas, que são essenciais para o futuro dos negócios.”

A primeira turma, composta por 25 alunos, iniciou sua jornada de aprendizado com aulas de introdução à tecnologia, ministradas pelo professor e engenheiro de software Rodrigo Bighetti. Com ampla experiência na área, Bighetti traz em seu currículo passagens por empresas multinacionais, como a Natura, enriquecendo a formação dos aprendizes.

Durante a aula inaugural, o professor Rodrigo Bighetti destacou os principais pontos do novo curso: “Vamos explorar os principais temas em tecnologia presentes no mundo do trabalho, com ênfase na questão da segurança e no funcionamento do ecossistema tecnológico. Abordaremos os conceitos fundamentais e os aspectos de segurança que são essenciais para o uso consciente da tecnologia no dia a dia.”

O planejamento deste novo programa iniciou-se antes da pandemia e foi realizado em várias etapas, incluindo uma pesquisa junto às empresas de tecnologia da cidade. Esse processo contou com o apoio da ATEPI – Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e Região, uma importante entidade representativa do segmento em nossa região. “É fundamental conhecermos as demandas dos empregadores, e o Instituto Formar está empenhado em criar e manter programas que atendam a quaisquer necessidades de formação, permitindo a inclusão de mais adolescentes e jovens como aprendizes”, reforça Fábio do Amaral Sanches, Gerente do Instituto Formar.

O curso oferecido pelo Instituto Formar abrangerá temas como Introdução à Tecnologia e Informática; O Mundo da Internet; Introdução ao Desenvolvimento Web e Ferramentas On-line; Novas Frentes Tecnológicas e Oportunidades de Negócios; Criação de Sites para Dropshipping; e Como Vender em Marketplaces. “Um aprendiz do Programa de Tecnologia poderá atuar em áreas específicas de TI nas empresas, inclusive almejando ser programador. Além disso, poderá desempenhar funções de helpdesk, trabalhar com redes e atuar em outras áreas que demandam profissionais com conhecimentos em tecnologia”, afirmou Sanches.

Durante a aula inaugural com o professor Rodrigo Bighetti, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer o João Batista Alves. Ambos são fundadores do Programa Vem Ser Dev, um projeto social que tem aberto dezenas de oportunidades para jovens que desejam ingressar no mundo da tecnologia por meio da programação computacional e que agora se tornam parceiros do Instituto Formar.

“A formalização desta parceria é motivo de muito orgulho, pois um dos fundadores do Programa Vem Ser Dev, João Batista Alves, foi atendido pela entidade quando ainda era Guarda Mirim, na década de 60, e posteriormente foi presidente da entidade na década de 80. É muito gratificante ver pessoas que nunca perdem os laços e são apaixonadas pela Instituição”, relata Sanches.

Contrate um aprendiz – A aprendizagem profissional é uma política pública de inclusão e as empresas com mais de sete colaboradores, devem cumprir a cota de contratação por meio de instituições habilitadas pelo MTE, assim como o Instituto Formar. As empresas interessadas em conhecer ou contratar aprendizes, devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (19) 99748-9196.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima