Candidato da Federação PSDB/Cidadania afirmou que o foco da sua administração se eleito prefeito será a saúde pública
O candidato a prefeito de Piracicaba pela Federação PSDB/Cidadania, Barjas Negri, participou do debate promovido pela EPTV no sábado (28). Durante o evento, ele respondeu a perguntas dos demais candidatos. No 1º e 3º blocos, os temas foram livres, enquanto no 2º e 4º blocos, os assuntos foram sorteados e determinados pelo âncora Jonatan Morel. Entre os principais temas debatidos estavam: saúde pública, educação, mobilidade urbana, habitação, segurança pública (Guarda Municipal), lazer e cultura, sustentabilidade (meio ambiente), saneamento básico e infraestrutura.
No primeiro bloco, Barjas Negri fez uma pergunta ao candidato Helinho Zanatta (PSD). O tucano ressaltou que Zanatta havia demonstrado interesse em se candidatar a deputado com o objetivo de trazer recursos para Piracicaba. No entanto, em entrevistas anteriores, Zanatta afirmou que não concorreria à prefeitura, o que levou Negri a questionar sua mudança de posição. “A postura do deputado Zanatta é de enrolação. Ele enganou os eleitores de Piracicaba, São Pedro e Charqueada, ao prometer ajudar na criação da Região Metropolitana de Piracicaba, mas não apresentou nem um pronunciamento ou projeto de lei para instituir a Agência de Desenvolvimento Regional de Piracicaba. Além disso, abandonou outras promessas, como resolver a questão do Instituto Médico Legal e trazer o curso de Medicina da Unicamp. Ele também prometeu solucionar os problemas de abastecimento de água, mas nem mesmo conseguiu resolver os de São Pedro. Ou seja, é só enrolação”, declarou Negri.
Barjas Negri respondeu à pergunta do prefeito Luciano Almeida (PP) sobre educação, em que Almeida questionou se ele retiraria os uniformes escolares das crianças da educação básica. Barjas foi enfático ao afirmar que “direitos das crianças não se retiram”. “A melhora na educação não ocorreu durante sua gestão. Quando fui prefeito pela primeira vez, tínhamos 6.031 crianças matriculadas. Construímos 42 creches e ampliamos esse número para 19.300 crianças atendidas. Além disso, contratamos 1.900 professores, garantindo escolas de qualidade, o que permitiu que muitas mães pudessem trabalhar tranquilamente. É verdade que não compramos uniformes, mas em contrapartida construímos essas 42 novas creches e expandimos a rede, assegurando que as crianças fossem bem acolhidas e estivessem prontas para ingressar no ensino fundamental da rede estadual”, respondeu Barjas
No segundo bloco, Barjas Negri respondeu à pergunta do candidato Alex Madureira (PL) sobre a falta de água em Piracicaba. Madureira questionou sobre os problemas relacionados à infraestrutura hídrica na cidade. Barjas respondeu destacando que a água disponível no rio Corumbataí é suficiente para abastecer Piracicaba, mas reconheceu que existem problemas pontuais em algumas áreas. “Nós realizamos melhorias significativas na captação de água. Construímos um reservatório com capacidade de 11 milhões de litros, garantindo uma autonomia de abastecimento de cinco a seis horas para a cidade. Além disso, construímos outros reservatórios, como o de Santa Rosa, com 6 milhões de litros, o do Kobayat Líbano, com 4 milhões, e outro no Cecap. No total, foram 39 reservatórios, todos conectados por adutoras. No entanto, a atual gestão optou por não fazer novos investimentos nessa área, preferindo gastar R$ 200 milhões para pavimentar a cidade, em vez de investir na construção de novos reservatórios e adutoras, conforme previsto no Plano Diretor. Se essa prioridade tivesse sido dada, em dois anos o problema da falta de água em Piracicaba já estaria resolvido”, afirmou Barjas.
Ainda no segundo bloco, Barjas Negri direcionou uma pergunta sobre saúde pública ao candidato Paulo Campos (Podemos), que destacou algumas das realizações de Barjas, como a construção do Hospital Regional, do Hospital Ilumina e da UPA da Vila Cristina. Em sua resposta, Barjas reafirmou seu compromisso de continuar investindo na saúde de Piracicaba. “Vou trabalhar junto ao governador Tarcísio de Freitas para ampliar o Hospital Regional e construir uma nova e moderna UPA no bairro Santa Teresinha. Além disso, construirei o Hospital Veterinário, projeto que foi rejeitado pela atual gestão. Também me comprometo a trabalhar em parceria com o setor empresarial para reabrir o Hospital Ilumina. No entanto, é importante ressaltar que a atual administração e os parlamentares estaduais de Piracicaba foram omissos na busca por soluções para esses problemas. Construir hospitais e UPA´s é a parte fácil; o desafio é garantir que não faltem médicos para atender à população. Contrataremos mais médicos para assegurar o atendimento adequado”, destacou Barjas.
No terceiro bloco, Barjas Negri destacou que o Hospital Regional foi o investimento mais importante realizado em Piracicaba nos últimos 50 anos. “Se não fosse o Hospital Regional, grande parte da população de cidades como São Pedro, Charqueada, Saltinho, Capivari, entre outras da região, não teria sido atendida. Durante a pandemia, o Hospital Regional acolheu não apenas os moradores de Piracicaba, mas de toda a região, o que ajudou a reduzir o número de mortes”, afirmou Barjas. Ele também reforçou que a atenção primária é de responsabilidade do município, enquanto a alta complexidade cabe à União e ao Estado. “Só no ano passado, o Hospital Regional realizou 12 mil cirurgias e atendeu mais de 130 mil pessoas”, ressaltou.
No mesmo bloco, Barjas Negri fez uma pergunta ao candidato Paulo Campos (Podemos) sobre a urbanização de favelas. Paulo Campos destacou a importância da regularização fundiária para a população. Em sua resposta, Barjas afirmou que, se eleito novamente, dará continuidade ao processo de urbanização em áreas importantes de Piracicaba, incluindo as comunidades do Renascer, Lago Negro, Terminal Pereirinha e Esperança.
No último bloco, Paulo Campos questionou Barjas Negri sobre emprego e renda. Em sua resposta, Barjas destacou que, durante sua gestão, foram criados o distrito Uninoroeste e o Parque Automotivo, além da dinamização do Uninorte. “Quando assumi a prefeitura, o Uninorte tinha apenas quatro empresas; ao final da minha gestão, deixamos com 77. Durante meu mandato, foram gerados mais de 47 mil empregos. Embora o prefeito não crie empregos diretamente, a economia cresceu de forma significativa”, afirmou. Barjas também ressaltou a importância de continuar investindo em infraestrutura para fomentar o desenvolvimento econômico. “Precisamos criar novos distritos industriais para atender pequenas e médias empresas. A geração de empregos deve ser uma prioridade constante para o prefeito. Piracicaba continuará atraindo investimentos devido à sua infraestrutura privilegiada, com rodovias duplicadas, energia elétrica, rede de gás, e as indústrias que se instalam no interior demandam exatamente esse tipo de estrutura”, enfatizou.
Barjas Negri encerrou sua participação no debate com um apelo aos eleitores, ressaltando a importância da decisão que será tomada nas próximas semanas. “Dentro de uma semana, vocês irão decidir o futuro de Piracicaba. Peço que, nesse dia, saiam de casa e, se acreditam que minha experiência é importante para nossa cidade, conversem com seus amigos, vizinhos e familiares. E, no dia da votação, votem 45”, concluiu Barjas.