Atividade será das 8h às 12h30, no Parque da Rua do Porto, com exposição sobre morcegos urbanos, ações de conscientização e vacinação antirrábica em cães e gatos
Para marcar o Dia Mundial Contra a Raiva, celebrado neste sábado (28), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza uma mobilização educacional no Parque da Rua do Porto, das 8h às 12h30, com exposição sobre morcegos urbanos e os modos de prevenção sobre a doença, bem como a vacinação antirrábica em cães e gatos.
Conforme explica Regina Lex Engel, bióloga do CCZ, a atividade faz parte da Semana Estadual de Mobilização contra a Raiva que tem como objetivo ampliar as ações educativas a respeito da doença em todo o estado por meio da adesão dos municípios paulistas. “Todos os animais que ainda não foram vacinados neste ano, ou estiverem com a vacina antirrábica atrasada, poderão ser vacinados nesta oportunidade. Lembramos que a campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos foi suspensa pela Secretaria do Estado de Saúde, mas neste dia, em comemoração ao dia mundial da Raiva, imunizaremos os animais”, afirmou.
A raiva é uma zoonose, ou seja, uma doença infecciosa que pode ser transmitida de animais para humanos. A transmissão ocorre por meio da saliva do animal infectado, mas além de mordidas e lambeduras, pode ser passada por arranhões. A doença, entretanto, é prevenível por meio da educação da população, da vacinação anual de cães e gatos e da profilaxia no ser humano em caso de contato com morcegos ou animais com suspeita para a doença.
“A vacina antirrábica, independentemente da suspensão da campanha anual, é oferecida a todos os animais, pelo canil municipal, durante o ano todo. O horário de vacinação é de segundas a sextas-feiras, das 9h às 15h, e aos sábados, das 9h às 11h”, concluiu.
O CCZ funciona à rua dos Mandis, s/nº, no Jupiá, de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 13h. O telefone é 3427-2400.