As contas de 2022 da Prefeitura de São Pedro foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, acrescentando mais uma avaliação positiva ao histórico de apreciação das contas anuais do município. A publicação foi feita na última semana.
O Tribunal de Contas é um órgão de controle externo que examina as contas governamentais e emite um parecer técnico.
Ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo compete atuar na fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado de São Paulo e de seus municípios, exceto a Capital, bem como na das respectivas entidades de administração direta ou indireta e na das fundações por eles instituídas ou mantidas, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação de subvenções e renúncia de receitas.
A jurisdição do Tribunal alcança administradores e demais responsáveis por dinheiro, bens e valores públicos, além das pessoas físicas ou jurídicas, que, mediante convênios, acordos, ajustes ou outros instrumentos, apliquem auxílios, subvenções ou recursos repassados pelo Poder Público.
FICHA LIMPA – O parecer favorável das contas de 2022 é mais um resultado positivo na trajetória do prefeito Thiago Silva que, desde 2000, quando iniciou sua atividade política, sempre recebeu parecer favorável nas avaliações das contas feitas pelo Tribunal de Contas do Estado.
Esta condição é uma das avaliadas para a classificação de candidato “ficha limpa”, situação necessária para o registro de candidaturas na Justiça Eleitoral.
O atual prefeito foi vereador por 3 mandatos, vice-prefeito por 2 mandatos, prefeito desde 2021 e agora concorre à reeleição.