No próximo dia 5 de outubro, a partir das 14h, Piracicaba receberá o 1º Encontro Batucada, organizado pelo Grupo Baque Caipira. O evento acontecerá na arena da Casa do Povoador e contará com grupos de percussão de Maracatu de Baque Virado do interior paulista. A programação inclui rodas de conversa e apresentações musicais, com o objetivo de promover a troca de saberes entre os grupos e proporcionar ao público o contato com diferentes expressões do Baque Virado.
O encontro é uma produção do Baque Caipira, grupo percussivo fundado em 2013 em Piracicaba, que se destaca por seu trabalho artístico, cultural e socioeducativo, valorizando as tradições locais e a musicalidade afro-caipira. O evento também conta com o apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e da Prefeitura de Piracicaba.
O Maracatu de Baque Virado é uma manifestação cultural afro-brasileira originária de Pernambuco, caracterizada por seus ritmos percussivos, danças e cortejos. Nos anos 1990, o Maracatu expandiu-se pelo Brasil, influenciado pelo movimento manguebeat, levando ao surgimento de diversos grupos percussivos, inclusive na região Sudeste. Esses grupos, formados por pessoas de diferentes origens, têm promovido a preservação dessa tradição cultural.
Além do Baque Caipira, o evento contará com a participação de grupos como Bloco da Ema de Piracicaba, Rochedo de Ouro de São Carlos, Estação Quilombo de Americana, Sementes Crioulas de Araraquara e Tambores de Abantó de Limeira.
A entrada é gratuita e aberta ao público.
SERVIÇO – 1o Encontro Batucada. Dia 5, às 14h, Casa do Povoador. Ingresso: gratuito.