CIHDOTT promove ações de conscientização sobre doação de órgãos, que culminará em um encontro que celebra a vida e homenageia famílias de doadores
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Santa Casa de Piracicaba promove uma série de ações para conscientizar a comunidade hospitalar sobre a importância da doação de órgãos e da comunicação dessa decisão entre familiares.
Na segunda-feira (23), a “Árvore da Vida” foi instalada na entrada dos funcionários, permitindo que os mesmos manifestassem, em tags de coração, o apoio à doação de órgãos. Nesta terça-feira, 24, organizadores do evento se fantasiaram de órgãos —coração, rins, fígado e olhos — e realizaram uma ação em frente ao refeitório do hospital, onde explicaram sobre o processo de doação.
Além das atividades de conscientização, o destaque fica para o 10º Encontro de Doadores e Receptores de Órgãos, que ocorrerá nesta sexta-feira (27), em celebração ao Dia Nacional da Doação de Órgãos. O evento será realizado no Salão de Convenções da Santa Casa e reunirá profissionais de saúde, doadores, receptores e familiares.
A coordenadora da CIHDOTT, enfermeira Cíntia Dias da Rocha, afirmou que o encontro encerra as atividades de conscientização do mês. Segundo ela, o evento é uma oportunidade importante para sensibilizar a população e os profissionais de saúde sobre a doação de órgãos. “É um momento de gratidão às famílias que decidiram doar os órgãos de seus entes queridos”, ressaltou.
A programação do encontro inclui um café da manhã de boas-vindas às 9h, seguido pela distribuição de materiais informativos e uma apresentação musical com o violinista Cleiton Rocha. Especialistas, como o neurocirurgião da instituição, Moisés Oliveira Lara e o enfermeiro da OPO/Unicamp, Klenio de Oliveira Bonfim, farão apresentações sobre o processo de doação de órgãos.
Depoimentos de pessoas que receberam transplantes também estão programados, incluindo o médico cirurgião oftalmológico Rafael Guena Camargo e a voluntária Joyce Scarpari Gomes Berno. A enfermeira Ana Carolina Ligabó compartilhará sua experiência como mãe de um paciente transplantado, enquanto Frei Maurício dos Anjos oferecerá um testemunho fé e superação após um transplante de córnea.
“Cada participação é uma oportunidade de celebrar a vida e agradecer às famílias que, em meio à dor, tomaram a decisão de doar. É fundamental que as pessoas conversem com seus entes queridos sobre o desejo de serem doadores, pois essa conversa pode salvar vidas”, enfatizou Cíntia.
O encontro será encerrado com depoimentos dos participantes e a entrega de lembrancinhas personalizadas, que foram confeccionadas e doadas pela artesã Monique Mendonça, da Crochet da Nick. “Meu coração transcende ao se sentir parte de um momento de alegria de quem está recebendo vida”, disse a artista.
A campanha Setembro Verde, que visa fortalecer a conscientização sobre doação de órgãos, conta com o apoio de diversas entidades e profissionais, incluindo a Crochet da Nick, DB Aluguel de Plantas, 3Artes Comunicação Visual e Relp Gráfica & Editora.