Inclusão – Rede municipal participa de Festival Paralímpico

 

Os professores puderam aprender a conduzir processos de aprendizagem inclusivos, unindo alunos com e sem deficiência

Alunos de quatro escolas da Rede Municipal de Educação de Piracicaba participaram da 1ª etapa do Festival Paralímpico, realizado em Santa Bárbara D’Oeste no último sábado (21). Piracicaba foi representada por 14 crianças das escolas municipais José Pousa de Toledo, Irineu Umberto Packer, Adolfo Basile e Taufic Dumit, acompanhadas por oito professores de educação física voluntários.

Durante o festival, os estudantes vivenciaram modalidades paralímpicas como basquete sobre rodas, atletismo e vôlei sentado, por meio de brincadeiras e atividades em circuitos e rodízios. O evento, de caráter inclusivo, também contou com a participação de crianças sem deficiência.

Para o professor de educação física Marcelo da Silva Franco, “participar do Festival Paralímpico foi uma experiência extraordinária, e o mais gratificante foi ver a alegria das crianças brincando, aprendendo e se desenvolvendo durante os jogos”. A professora Marielle Nascimento também compartilhou sua experiência: “Foi incrível brincar com as crianças e estar ao lado dos alunos. Além disso, serviu como um feedback importante sobre o que posso aplicar em sala de aula.”

Priscila Lima Ferreira, formadora de Educação Física da SME, destacou que o grupo de alunos incluía crianças com autismo e deficiência física, e que os pais puderam acompanhar de perto as atividades. “Foi uma experiência enriquecedora, tanto para as crianças e suas famílias quanto para os professores voluntários. Eles puderam aprender como conduzir processos de aprendizagem inclusivos, unindo alunos com e sem deficiência”, afirmou Priscila.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima