“Filé à cubana” é uma coletânea de 23 contos de Ademir Barbosa Júnior (Dermes) publicada pela Editora Caos e Letras. Em 80 páginas, o autor discorre sobre o cotidiano, sua plenitude e seus vazios, com personagens e situações que tanto confortam quanto incomodam.
Resenhado pela Mestra em Comunicação Marta Beatriz Conceição Guedes e pela Mestranda Giovanna Baccarin, ambas analistas junguianas, “Filé à cubana” reúne universos e personagens aparentemente inconciliáveis, como a ex-atriz pornô, a doente terminal com câncer nos ossos, a população de rua assistida por um padre que tem um alvo nas costas a mando de um vereador e a família de baixa renda para quem o filé à cubana representa não apenas alimento, mas celebração da vida contra as misérias cotidianas impostas pelo poder constituído (classe social, polícia etc.).
A comida, aliás, é um dos temas do livro, presente não apenas no conto que dá título ao livro, mas em outras narrativas, de modo especial em “Rondelle alla vaticana”. Esse aspecto será debatido ainda neste semestre em evento organizado pelo autor e pelo Chefe Internacional, Professor do Senac e Mestre em Comunicação Jorge Luís da Hora de Jesus.
“Filé à cubana”, 102o. livro publicado pelo autor, pode ser adquirido em livrarias ou no site da Editora Caos e Letras.
Ademir Barbosa Júnior (Dermes) é autor de dezenas de livros, alguns com traduções e prêmios diversos. Doutorando em Comunicação pela UNIP (bolsa CAPES/PROSUP), Mestre em Literatura Brasileira pela USP, onde também se graduou em Letras, Doutor honoris Causa pelo MCNG-IEG (2018) e pela FEBACLA (2019) e Pós-graduado em Ciências da Religião pelo Instituto Prominas, é patrono e titular da cadeira 62 da Academia Independente de Letras, com a divisa “Axé”, e membro da União Brasileira de Escritores (UBE).