Reunião do Conseg apresentou índices importantes para população

A reunião do Conseg aconteceu no último dia 10, na sede de secretaria de Turismo

No último dia 10, na sede da Secretaria de Turismo, autoridades policiais e moradores de São Pedro se reuniram para mais uma reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). Com o tema “Por que Segurança está em pauta da cidade?”, o encontro foi marcado pela presença do sargento da Policia Militar, Rodolfo Nunes Oliveira, do investigador da Polícia Civil, Leandro Amorim, do comandante da Guarda Civil Municipal, Luciano Luna, e do assessor da Prefeitura, Ney Nielsen.

Conforme a ata da reunião, foi apresentado gráfico com índices de criminalidade comparado às cidades ao redor, e, diante do comparativo anual do índice, concluiu-se que a cidade está com números satisfatórios e pode ser considerada segura. O comparativo mostrou que o pior ano foi em 2017, com números muitos altos em várias ocorrências como roubo e furto.

O investigador Leandro Amorim deu informações sobre a prisão do homem que vinha cometendo furtos nos bairros Mariluz e Botânico. “Com ajuda das forças policiais e o Conseg conseguiu elucidar e incriminar vários furtos cometidos e o delegado fez pedido ao juiz para que o mesmo fosse preso e assim foi concedido o mandado de prisão, retirando das ruas um elemento que estava abusando da sua sorte e cometendo furtos diários nesses bairros”.

Ainda da reunião, foram citados casos de lesão corporal. O investigador esclareceu que normalmente esses casos estão relacionados com o crime de Maria da Penha e geralmente com agressão dentro da própria da casa. O comandante da GCM explicou que equipes fazem visitas constantes às mulheres que estão com medida protetiva para assegurar que está tudo bem;  relatórios são feitos e encaminhados ao Fórum.

O presidente do Conseg, Aguinaldo Dalmaso, apresentou em slide o passo a passo sobre utilização da importante ferramenta do site Web Denúncia, onde o sargento Rodolfo esclareceu que a denúncia chega a São Paulo, passa de imediato ao COPOM e é disparado para o equipamento das viaturas da Policia Militar da cidade; consequentemente acontece a abordagem policial e apresentação na custódia. Essa tela será vista pelo juiz.

Luciano Luna falou sobre a contratação de 22 novos guardas aprovados no último concurso, inclusive três deles participaram da reunião. Luna também comentou sobre a importância do sistema de monitoramento da cidade onde 90% dos casos são pegos e identificados dessa forma e todas as forças policiais tem acesso nas 24 horas do dia. Com a implantação do sistema de monitoramento e o estreitamento entre as forças (Policia Militar, GCM e Polícia Civil), houve uma redução dos índices de criminalidade na cidade.

“Houve a implantação do botão de pânico para as mulheres que tem medida protetiva e se interessam. Quando utilizado pela vítima imediatamente chega à base da GCM com sua localização e uma viatura é enviada e muitas das vezes também com auxílio das demais forças policiais. 2025 terá uma visão diferente com muitos projetos para modernizar ainda mais a Guarda Municipal da cidade”, ressaltou o comandante.

O assessor Ney Nielsen falou sobre a revisão recente das propostas da agenda 2035 e já previstas para serem implantadas até 2025. “Já estão sendo implantadas com bastante antecedência e os investimentos estão sendo feitos, inclusive já em estudos para botão de pânico se estender aos idosos e não somente às escolas e Maria da Penha”.

SERVIÇO: A próxima reunião do Conselho Comunitário de Segurança será no dia 8 de outubro, às 19h, na Secretaria de Turismo (Rua General Osório, 846, Centro). Com o tema “Golpes”, o encontro é aberto ao público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima