Com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), a entidade Remo Piracicaba, em parceria com a SOS Rio Piracicaba, Associação dos Pescadores Esportivos, Instituto Beira Rio, Amo Porto e Ascapi (Associação de Canoagem de Piracicaba), realiza um novo Arrastão Ecológico, sábado (21), a partir das 8h30, no rio Piracicaba.
A edição passada aconteceu em outubro de 2023 e recolheu cerca de 3.000 toneladas de resíduos e materiais inservíveis. A concentração será no largo dos Pescadores e a ação acontece às margens do rio Piracicaba até a rampa dos Navegantes. Uma equipe de caiaque acompanhará o arrastão pelo rio.
Os participantes serão divididos em grupos, que percorrerão as margens do rio Piracicaba fazendo a coleta de lixo e resíduos. Por isso, é solicitado que todos os voluntários usem roupas confortáveis e luvas de proteção e levem sacos de lixo, água e lanche.
“Essa ação é mais do que uma simples limpeza. É a união de pessoas que acreditam na força da comunidade e na importância de preservar nossas águas”, destaca José Valdir Lopes, o presidente do Remo Piracicaba.
PREVENIDOS – Os voluntários que participarem da ação devem adotar algumas medidas de segurança quanto à exposição ao carrapato-estrela, que tem como hospedeira a capivara e é transmissor da febre maculosa.
DICAS PARA O ARRASTÃO
– Usar roupas claras para ajudar a identificar o carrapato, uma vez que ele é escuro
– Usar calças, botas e blusas com mangas compridas
– Usar repelentes de carrapatos
– Se encontrar um carrapato aderido ao corpo, remova-o com uma pinça. Não aperte ou esmague o carrapato, mas puxe com cuidado e firmeza. Depois de remover o carrapato inteiro, lave a área com álcool ou sabão e água
– Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença
– Após a utilização, coloque todas as peças de roupas em água fervente para a retirada dos carrapatos