Caldeirão Político

CONTRA A COBRANÇA NAS UNIVERSIDADES

Durante ação de campanha, na região do Jardim Itapuã, a candidata a prefeita de Piracicaba, deputada estadual Professora Bebel (PT), classificou como “absurda” e “inaceitável” a proposta de passar a cobra mensalidades dos alunos que estudarem em universidade pública no Estado de São Paulo. Esta proposta está no projeto de lei 672/2024, do deputado Leonardo Siqueira, do Partido Novo, protocolado na Assembleia Legislativa do Estado.

 

DETALHE

“No dia em que EUA cortam 0,5 ponto nos juros, tendência mundial, o Banco Central do Brasil sobe a taxa para 10,75%. Vai custar mais R$ 15 bi na dívida pública. Dinheiro que sai de educação, saúde, meio ambiente para os cofres da Faria Lima.” (Gleisi Hoffmann, presidente do PT).

 

‘O FUTURO’ – I

O Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR) – uma dissidência mais recente do antigo ‘Partidão’ – anunciou o lançamento do jornal ‘O Futuro’, em formato impresso. Mesmo com o crescimento (e ampla dominância), os comunistas do PCBR acreditam no potencial da “informação em papel”.

 

‘O FUTURO’ – II

Em um vídeo no seu canal no Youtube, o educador popular Jones Manoel – uma das principais figuras do PCBR – destacou que o Brasil ainda sofre com “apagão digital”, com ampla parcela da população sem acesso à comunicação digital, e que o formato impresso é fundamental no trabalho de propaganda.

 

‘O FUTURO’ – III
“Quando fazemos as nossas brigadas populares, para entregar o jornal, os nossos militantes aproveitam e conversam com as pessoas, diferente de quando apenas compartilha uma informação nas redes sociais, isso é fundamental para a formação da militância”, acrescenta Jones Manoel.

 

‘O FUTURO’ – IV
Para este Capiau, idoso e cansado, o interesse de uma militância política pela produção de um jornal impresso demonstra a perenidade desta mídia, que, mesmo com tantas transformações, segue relevante e decisiva na formação da opinião pública. Parabéns ao PCBR. E seja bem-vindo, ‘O Futuro’.

 

ASSESSORES

De Piracicaba a Campinas, viagem rápida. Mas não tão rápida para os que vão e voltam pensando no debate que os candidatos a prefeito e a prefeita terão na EPTV semana que vem. São detalhes e mais detalhes, quase que uma lista sem fim, mas é interessante os esforços de todos que trabalham com os candidatos. E sem cadeira e sem ofensas verbais. Isso é bom.

 

CALMO

Ontem (19), o dia foi mais calmo na política piracicabana, exatamente porque os assessores mais diretos foram até Campinas para a reunião da tevê que fará o debate. E repercutiu muito bem o Painel da Acipi, assim como o caderno especial de A Tribuna Piracicabana com a íntegra do documento que as 17 entidades entregaram a todos os candidatos na terça (17).

 

RECURSOS — I

O filho 4 do ex-presidente Jair Bolsonaro, Renan Bolsonaro, recebeu R$ 135 mil de uma só vez à sua candidatura para vereador em Camboriú, Santa Catarina. Trata-se de um valor que chega a 90 por cento do teto máximo e foi do diretório nacional do Partido Liberal (PL). Recursos, claro, contribuem em muito com as campanhas políticas, pois difícil não ter gastos. E todos gastos legais.

 

RECURSOS — II

Essa verba para um só candidato a vereador do Partido Liberal (PL) — e que fosse de qualquer outra legenda — tem o seu caminho legal, de acordo com o que determina a Lei Eleitoral. Sim, mas não é moral, se fosse pensar o lado ético da Política que a política — isso mesmo, com a letra “p” minúscula — dificilmente carrega. Faz parte e este idoso e cansado Capiau tem muita história para contar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima