PAINEL – I
Se as eleições de São Paulo estão sendo marcadas pela agressividade e, para não dizer, ‘molecagem’ em certos momentos, Piracicaba deu uma lição em como extrair dos candidatos o que eles devem à sociedade: propostas de como pretendem administrar a cidade caso sejam eleitos.
PAINEL — II
Cada um, à sua maneira – cujas qualidades serão avaliadas pelo eleitor – apresentou suas ideias em diversos temas, num momento que demonstrou, acima de tudo, civilidade e defesa do interesse público. O Capiau, idoso e cansado, parabeniza todas as entidades envolvidas. Foi excelente!
PAINEL – III
Fica, apenas, como sugestão – respeitosa, deste idoso e cansado Capiau – de que, em próximas oportunidades (talvez no segundo, caso tenha), as entidades busquem perguntas mais focadas nos temas, em vez de deixar em aberto. A análise fica por conta de assuntos como “saúde”, “educação”, “infraestrutura”, etc, que são amplos e podem ser abordados sob diferentes perspectivas, como por exemplo, na saúde, tem a baixa, a média e alta complexidade, assim as diferenças entre unidades básicas e unidades de pronto-atendimento. Fica, apenas, como sugestão. Respeitosa.
INVISÍVEIS — I
Um dos destaques do Painel dos Candidatos, sem dúvida, foi a fala final da Professora Bebel, candidata pelo PT, que, ao abordar suas andanças pela cidade, destacou — muito diferente dos outros sete — que “caminha por uma cidade invisível, formada por cerca de 90 mil habitantes, que estão na pobreza”.
INVISÍVEIS — II
Realmente foi uma fala corajosa pela Professora Bebel (PT), dita ao auditório da Acipi, formado por empresários, em sua maioria, de que existe uma cidade que, muitas vezes, fica à margem do desenvolvimento e que cabe ao poder público olhar por eles. E só o poder público pode e deve fazer isso.
AGRICULTURA — I
Foi lamentável a fala do candidato Barjas Negri (PSDB) sobre a agricultura em Piracicaba, durante painel terça-feira (17), no auditório da Acipi, em evento que reuniu todos os candidatos à Prefeitura. Mesmo tendo governado a cidade por 12 anos, ele mostrou estar equivocado ao não reconhecer a importância desta área, visto que o município é rico em extensão de área rural, recursos naturais e instituições de ensino e pesquisa voltadas à agricultura.
AGRICULTURA — II
Importante lembrar que o ex-prefeito, quando perdeu as eleições em 2020, deixou a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) com máquinas sucateadas, sem verbas ou programas de desenvolvimento voltados para o setor e não investiu na capacitação técnica de funcionários, isso sem falar no completo abandonos das pontes e estradas rurais. É o que dizem os seus adversários que derrotaram Barjas Negri em 2020.
AGRICULTURA — III
Parece que Barjas — afirmam — não assimilou a importância de uma pasta tão transformadora quanto a Sema, tanto na segurança alimentar e nutricional do município, quanto na geração de emprego e renda. Neste sentido deu mostras de que ficou parado no tempo e não conseguiu acompanhar a evolução da agricultura no desenvolvimento da sociedade como um todo. E a secretária Nancy Thame tem feito um trabalho com elogios.
AGRICULTURA – IV
Aliás, é nítida a transformação pela qual a Sema passou na gestão do prefeito Luciano Almeida, que já realizou a manutenção em 77 estradas e 27 pontes, favorecendo 47 bairros rurais. Hoje a Pasta já implementou 11 programas dentro de um plano de desenvolvimento rural sustentável, investiu em qualificação do seu corpo técnico e mantém diálogo permanente com agricultores e parceiros institucionais. Com isso, palmas para Nancy Thame, engenheira agrônomo, que escreve artigo sobre o tema na página ???????????????????????/
GENTILEZA – I
Um outro fato importante chamou a atenção durante o painel realizado pela Acipi, quando o prefeito Luciano Almeida, candidato à reeleição pelo PP, tirou a blusa que usava e a emprestou para a Professora Bebel (PT), que dava mostras de estar passando frio durante o evento, devido ao climatizador de ar em temperatura baixa. Foi um bonito ato de cavalheirismo, que enobrece o ambiente político-eleitoral.
GENTILEZA – II
Ao saber do fato este Capiau, idoso e cansado, lembrou de uma célebre frase dita pelo saudoso político mineiro Tancredo Neves. “Em política quem deve brigar são as ideias e não as pessoas”. Recado dado! E muito bem dado.
AEROPORTO
Aumenta o número de passageiros no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) e Piracicaba já pode pensar, em breve, com voos comerciais da Azul Linhas Aéreas. São dados que animam porque a economia está crescendo em ritmo acelerado sob o governo de Lula (PT). Problema sempre está na ideia política de cada um. Aliás, as reservas cambiais cresceram mais de 45 bilhões de dólares. Ótimo.