O seminário Empretec, do Sebrae-SP, influenciou e foi um “divisor de águas” na vida do professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e presidente do Conselho Deliberativo da EsalqTec, Mateus Mondin. Além de acadêmico, ele também foi um dos idealizadores do Agtech Valley, o Vale do Piracicaba – um ecossistema de inovação tecnológica na agricultura – e conta como o curso transformou sua visão e sua carreira.
O Empretec é um programa de formação de empreendedores com 60 horas de capacitação. Ele inclui atividades práticas que exploram como empreendedores de sucesso agem e os dez comportamentos característicos de cada perfil. O agrônomo e professor da Esalq conta que participou da formação em 2016 e foi essencial para o momento que vivia na época.
“A gente estava começando as ideias do Vale do Piracicaba, então, eu tinha acabado de ‘pôr o pé para fora do laboratório’, estava começando uma jornada mais executiva, bastante novidade para mim. Eu estava acostumado com o mundo acadêmico, com as coisas acadêmicas. E, de repente, eu tinha que conversar com investidores, com empreendedores, eu estava numa posição executiva de CEO. Então, foi uma época de muita novidade, muita efervescência. E, sem dúvida, o Empretec foi um grande divisor de águas”, diz.
Conforme Mondin, o programa evidencia as capacidades de cada pessoa. “Do ponto de vista técnico, eu acho que ele te ensina a como se organizar para chegar em um patamar extremamente elevado, como empresário, como empreendedor e, no meu caso, como cientista”, afirma. O professor diz que o Empretec, apesar de voltado para empreendedores, também aprimorou suas capacidades como pesquisador.
“Eu vejo como mudou o nível da minha pesquisa. Eu sabia que eu queria fazer coisas grandes, disruptivas, e a gente não recebe nenhum treinamento na universidade em como fazer isso. E eu tenho certeza de que o Empretec foi onde as ideias foram organizadas, os ensinamentos foram concatenados de uma forma que me permitiram expressar um potencial que estava escondido dentro de mim. E foi verdadeiramente algo especial.”
Transformação na carreira – Além de levar sua carreira acadêmica para outro nível, o Empretec também representou uma grande transformação em outras áreas da vida profissional do professor da Esalq. Quando participou do seminário, ele e outros colegas estavam começando o Vale do Piracicaba, algo desafiador e novo para ele, que até então estava acostumado à rotina de pesquisas no laboratório.
“O Empretec me ajudou muito no sentido de pegar aquilo que já estava sendo feito do Vale do Piracicaba e entender qual era o meu papel ali dentro. Tudo que eu precisava fazer, tudo que eu precisava executar, como executar, até que ponto estar lá dentro, e também saber identificar o momento da maturidade do projeto.”
Além de Mondin, outros dois colegas participaram na idealização do Vale do Piracicaba, ou Agtech Valley: Sergio Barbosa, gerente-executivo da EsalqTec, e o empresário José Augusto Tomé, do coworking CanaTec. O professor explica que a intenção nunca foi que os três fossem “donos” do ecossistema, mas que ele se desenvolvesse de forma orgânica – e isso aconteceu.
“Sem dúvida, o que eu aprendi em termos de gestão, em termos de construção de projetos, dentro do Empretec, foi determinante para que eu tivesse a postura correta no projeto do Vale. Tenho certeza de que ele só chegou aonde chegou porque eu tive essa preparação pessoal do Sebrae-SP”, finaliza.
Promovido pelo Sebrae em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Empretec já impactou a vida de mais de 300 mil pessoas no Brasil. O programa oferece uma metodologia focada no desenvolvimento de características essenciais, como a busca de oportunidades, persistência, gestão de riscos e eficiência, oferecendo uma oportunidade única para se destacar no competitivo mercado de negócios.
A próxima turma em Piracicaba ocorre de 23 a 28 de setembro, das 8h às 18h, no Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.office.com/r/hLwC9W8wcX e mais informações pelo telefone (19) 3412-1086.