Programação da Semana Cultural Gustavo Teixeira começa no dia 20

São várias atividades gratuitas em um dos eventos culturais mais tradicionais da cidade de São Pedro

A programação da 71ª Semana Cultural Gustavo Teixeira será realizada de 20 a 29 de setembro, com, literalmente, um “chorinho” no dia 13 de outubro, quando acontece a apresentação do teatro “Com Versos”, realizado pelo grupo Feito à Mão, de São Pedro, que se reúne para a prática do teatro. Antes da apresentação haverá apresentação de chorinho. Teatro, música, literatura, passeio cultural e as finais dos tradicionais concursos de poesias são os destaques da programação.

O primeiro evento acontece no dia 20, sexta-feira, com a apresentação da peça “Frida – Este cadáver ainda vive”, da Cia de Teatro de Mogi Mirim. Nas apresentações marcadas para as 9h e as 19h no Espaço Artístico Clarice Zezza Matarazzo, os atores usam relatos, pesquisas e biografia da artista plástica mexicana Frida Kahlo para levar ao público as intensas dores, alegrias, perdas, angústias, inquietudes e saudades da mulher que é um símbolo para todos.

Para as 15h do dia 21, sábado, está agendado o lançamento do livro “Graça na escola”, da escritora Grace Yooko, que fez seu lançamento na 27ª edição da Bienal do Livro de São Paulo. Outra atividade do dia é uma tarde de palestras com a nutricionista Bruna Boscariol, sobre a nutrição e bem estar; psicóloga Edilene Mendonça, com o tema superando os conflitos familiares; psicopedagoga Cecília Ghirotti, com o tema Foco e Memória por meio da Estimulação Cognitiva e a neuropsicopedagoga Francisca Barreto, com a palestra Os desafios na Aprendizagem. As palestras e o lançamento do livro serão realizados na Secretaria de Turismo.

Música também é destaque no dia 21, quando acontece, às 20h, no Espaço Clarice Zezza Matarazzo, a apresentação de Welton Nadai, com repertório de música popular brasileira, pop internacional e clássicos com seu violão.  A apresentação será à luz de velas, o que confere um diferencial charmoso ao evento.

VISÕES DA REALIDADE –  A apresentação do teatro Desventuras de um Quixote, da Cia A DitaCuja, de Ribeirão Preto, é o destaque da programação do dia 22, domingo. A peça, que será apresentada às 16h na praça Gustavo Teixeira, conta a história do recém nomeado cavaleiro Dom Quixote, um cidadão ‘’impossibilitado’’ de enxergar a realidade que o cerca e que ao jurar lutar pelo bem e pelos mais fracos, vê monstros, perigos e problemas de relevância duvidosa.

Já no dia 23, os alunos dos Napes (Núcleos de Apoio Pedagógico) da Rede Municipal de Ensino apresentam, às 9h e às 14h na praça Gustavo Teixeira, uma homenagem ao poeta, com  jogral, declamações e apresentações de teatro destacando a importância do Gustavo Teixeira para a cidade.

CAMINHOS E HISTÓRIA – Uma das novidades da programação deste ano é a atividade programada para as 19h do dia 24.  “Pelos caminhos do Poeta”, com a historiadora e contadora de causos Giane Adorno, vai narrar a história do poeta, passando por lugares que ele frequentou na cidade. A saída será da Praça Gustavo Teixeira e os interessados devem deixar a sua vaga reservada pelo telefone (19) 3481-9471. A atividade é gratuita.

Contação de histórias também é o tema da atividade do dia 25, quando a Cia Clara Rosa  realiza leituras com afeto,  um circuito com atividades lúdicas e brincantes que oferece  experiência acolhedora para protagonizar o livro, o leitor e a literatura para infâncias. A atividade acontece na Biblioteca Municipal Gustavo Teixeira, às 10h e às 14h

O dia 25 também é a data de um dos pontos altos da tradicional semana: a final do concurso de poesias inéditas. Além das declamações, haverá apresentação de danças premiadas pelos alunos da ADRS. A final acontece no Centro de Convenções Jacintho José Favaro, a partir das 19h

No dia 26, são duas atividades relacionadas à poesia: às 9h e às 14h, acontece pelas ruas do comércio a Intervenção Literária Itinerante “Liberte e Poesia!” da Cia Clara Rosa. O público recebe uma poesia de presente sendo convidado de maneira lúdica, a libertá-la da gaiola com suas mãos. O participante que a escolhe por sorte decide se quer ouvi-la ao pé do ouvido, de olhos vendados, declamá-la, cantando, dançando, brincando… sempre com acompanhamento musical, feito com cada poesia, criando uma atmosfera intimista e afetuosa.

E à noite, a partir das 19h, também no Centro de Convenções, a final do Concurso de Poesias Declamadas Gustavianas, e as apresentações das danças premiadas dos alunos da ADRS.

A música é o destaque do dia 27, quando haverá, às 20h30, no coreto da praça Gustavo Teixeira, a apresentação do Coral Dorothéa Bená Ghirotti, trazendo “Era uma vez Gustavo Teixeira”, um misto de história, poesias, e canções. A praça Gustavo Teixeira, ganha um ar do início do século XX, com os coralistas e participantes caracterizados de roupas de época, retratando de forma poética o modo de viver e como a praça faz parte da memória afetiva de cada são-pedrense.

E ainda no dia 27, os alunos da Etec vão apresentar no Cine Teatro São Pedro, duas peças: às 8h, “A justiça tarde mas não falha, no velho Oeste” e às 10h, “Brasilidades”.

CINEMA – No dia 28, sábado, às 19h15, o gramado do Parque Maria Angélica vai se transformar em sala de cinema, com a apresentação do filme “As aventuras do Avião Vermelho”, trama que apresenta a história de um menino que se encanta com a história de um livro. A classificação é livre.

Teatro em destaque mais uma vez no dia 29, com a oficina de iniciação de teatro de rua, com a Cia A DitaCuja. Os participantes vão receber informações sobre o teatro de rua, expressões e projeção de voz. A atividade acontece no  Espaço Clarice Zezza Matarazzo, às 14h

Também no dia 29, no Teatro Gran Circo de Fios, da Cia A DitaCuja, O Apresentador, que não por acaso é também o dono do Circo, anuncia a grandiosa variedade de números de virtuose e perigo. Porém, as artistas Doretéa e Magnólia, que são duas encantadoras marionetes palhaças, desejam realizar as clássicas gags de palhaçaria. Entre as personagens a cumplicidade e a amizade surgem em pequenos gestos de cuidados mútuos. O Gran Circo de Fios é um mergulho no mundo de emoção, risos e poesia. A apresentação será às 18h na praça Gustavo Teixeira.

E para encerrar a programação, no dia 13 de outubro acontece a apresentação do teatro “Com Versos”, realizado pelo grupo Feito à Mão, de São Pedro. Os participantes são independentes e se reúnem para a prática do teatro. Antes da peça os espectadores vão assistir a uma apresentação de chorinho. A programação tem início às 16h30 no espaço Clarice Zezza Matarazzo.

ENDEREÇO DAS ATIVIDADES, TODAS GRATUITAS:
Secretaria de Turismo: Rua General Osório, 846 – Centro
Espaço Artístico Clarice Zezza Matarazzo – rua Joaquim Teixeira de Toledo, 570 – Centro
Parque Maria Angélica Manfrinato – rua Maestro Benedito Quintino, s/n – Centro
Centro de Convenções Jacintho José Fávaro – Avenida Paschoal Antonelli, s/n – Colina de São Pedro
Praça Gustavo Teixeira

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima