Perto de completar um mês da morte do apresentador Silvio Santos, chega ao cinema a cinebiografia “Silvio”, que revela a história de vida de uma das figuras mais icônicas do Brasil e da TV brasileira. Chegam também as telonas o suspense “Não Fale o Mal”, definido como uma versão aterrorizante de um filme dinamarquês homônimo, o belo conto de amizade “Meu Amigo Pinguim” e dois filmes de animação que prometem encantar crianças e adultos, “O Menino e o Mestre” e “Robô Selvagem”.
“NÃO FALE O MAL” (Speak No Evil — Estados Unidos, 2024) é uma mistura de suspense e terror do diretor James Watkins, mais conhecido por seus filmes de terror, entre eles “Sem Saída” e “A Mulher de Preto”. O filme é um remake aterrorizante do aclamado terror dinamarques homônimo lançado em 2022 mas não exibido aqui.
Na trama, uma família americana recebe um convite para passar um fim de semana dos sonhos na idílica casa de campo de uma família britânica com quem conhecem e se aproximam. Contudo, o que era para ser um passeio em família para relaxarem acaba virando um pesadelo terrível, assustador e paralisante. Os anfitriões Passy e Clara (interpretados por um assustador James McAvoy e Aisling Franciosi) fogem da normalidade humana, revelando uma maldade sobrenatural até então desconhecida por Ben e Louise (Scoot McNairy e Mackenzie Davis), os visitantes. O filme recebeu uma aprovação quase unânime dos críticos americanos, que elogiaram muito a atuação de James McAvoy, que entrega “uma das performances mais impressionantemente repugnantes do ano”. Ainda segundo os críticos, a tensão nesse filme é sufocante.
“MEU AMIGO PINGUIM” (My Penguin Friend — Brasil/Estados Unidos, 2024) é uma aventura familiar dirigida pelo cineasta e documentarista brasileiro David Schurmann e protagonizada pelo ótimo ator francês Jean Reno.
Vagamente inspirado em uma história real brasileira, o filme é um conto de amizade entre um pescador e um pequeno pinguim. Na trama, o pescador brasileiro João Pereira (Reno) descobre um um pinguim ferido e a deriva sozinho no oceano, quase morto e coberto de óleo de um vazamento. João resgata o animal, o reabilita, e o apelida de Din Din, forjando uma amizade não convencional para toda a vida. A produção foi filmada principalmente nas praias tropicais do Brasil e entre uma colônia de quase um milhão de pinguins na Patagônia, Argentina. Para as gravações foram usados os pinguins de Magalhães do Aquário de Ubatuba e treinados durante três meses. Um ótimo filme para levar as crianças.
“SILVIO” (Brasil, 2024), dirigido por Marcelo Antunez, é uma cinebiografia do apresentador e empresário Silvio Santos. O filme chega aos cinemas em menos de um mês após a morte do apresentador. Mas é bom deixar claro que o filme não é sobre a morte de Silvio Santos, já que a produção já estava pronta há alguns anos. Iniciado em 2019 e originalmente intitulado “Silvio Santos – O Sequestro”, o filme estava agendado para lançamento em janeiro de 2020, mas acabou adiado três vezes. Após alguns anos sem novidades, finalmente a obra chega aos cinemas como uma homenagem a um dos maiores ícones da TV brasileira. Baseado em fatos reais e utilizando o sequestro da filha de Silvio em 2001 como fio condutor, o filme revela segredos e curiosidades por trás de uma das figuras mais icônicas do Brasil e da TV brasileira, um Silvio Santos que as pessoas nunca viram, como quando era apenas um adolescente de 14 anos trabalhando como camelô. O elenco é encabeçado por Rodrigo Faro no papel de Sílvio.
“O MENINO E O MESTRE” (Kensuke´s Kingdom — Estados Unidos, 2023) é uma bela aventura de animação baseada no romance infantil homônimo de Michael Morpurgo. Narra a história de Michael, um garoto quer é levado por sua família em uma viagem de barco ao redor do mundo. Quando uma tempestade ataca, ele é jogado ao mar e acaba em uma ilha remota no Pacífico distante de tudo. Lá, ele precisa aprender a sobreviver sozinho. As crianças vão adorar esta bela animação.
“ROBÔ SELVAGEM” (The Wild Robot — Estados Unidos, 2024) é uma bela animação de ficção científica da DreamWorks baseada na famosa série de livros do autor Peter Brown. Trata-se de uma aventura épica que acompanha a jornada de um robô de nome Roz , que naufraga em uma Terra desabitada e precisa aprender a se adaptar ao ambiente hostil, construindo gradualmente relacionamentos com os animais da ilha e se tornando a mãe adotiva de um filhote de ganso órfão. O filme só estreia nos Estados Unidos no próximo dia 27, mas já conquistou toda a crítica especializada em suas pré-estreias. Segundo a crítica, o filme conta uma história doce que promete conquistar qualquer público. “Um filme de uma beleza indelével que ficará gravado em seu coração” – escreveu um dos críticos.