“Nessa casa tem amor, aqui tem alegria. Nessa casa tem amor, aqui é o Centro Dia”. Este foi o refrão da canção que embalou, na voz do músico Maicon Araki, as comemorações de 10 anos de atuação do Centro Dia Idoso Maria Luiggia Moschini, na tarde de terça-feira, 10. O tema Dez Anos de Voos Altos e Grandes Conquistas embasou a decoração no local. Já na entrada, um corredor com paraquedas pendurados e, em cada um deles, o nome de um usuário que foi ou que ainda é atendido pelo serviço.
“O paraquedas simboliza que há 10 anos acreditamos na proposta desse serviço e o abraçamos com força, acreditando que daria certo, ou seja, pulamos e não nos machucamos. Descobrimos neste tempo que o serviço proporciona um cuidado meticuloso com a pessoa idosa e que, em vários momentos, podemos ser os braços que acolhem e o amor que promove o sentido da vida, fazendo com que ela seja intensa e verdadeira enquanto durar”, falou Letícia Baroni, coordenadora do Centro Dia Idoso, na abertura do evento.
A solenidade contou com a participação de profissionais e usuários, além de familiares e amigos de pessoas idosas atendidas pelo serviço. Lilia Geragi Salmazzi foi convidada pela amiga Nicéia Maria Meleke, de 70 anos, que frequenta há dois anos o Centro Dia. “No início ela relutou muito em sair de casa para frequentar o serviço. Achava que seria difícil, principalmente porque havia perdido a visão. Hoje vejo que ela é outra pessoa. Está feliz e muito bem cuidada”, contou Lilia.
Há 10 anos, como usuária do Centro Dia Idoso, Luzia Maria Medeiros, de 87 anos é só agradecimento. “Este lugar é a minha segunda casa. Aqui sempre recebi o cuidado que necessito, além de sair do isolamento social, faço novas amizades. Este é um serviço que a pessoa idosa realmente precisa”, disse.
O Centro Dia Idoso é um serviço da Prefeitura, realizado por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e executado em parceria com a Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria (Afascom). Ele atende, em média, 33 pessoas idosas semidependentes ao mês, cujas famílias não têm condições de prover cuidados durante o dia ou parte dele.
O serviço oferece atividades de cuidados básicos de vida diária e autocuidado; de lazer, eventos culturais e comemorativos, oficinas coletivas de socialização de convivência para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, acolhida, escuta qualificada, orientação e apoio aos cuidadores e familiares, além de articulação com a rede socioassistencial e intersetorial para o atendimento às demandas, para a promoção da autonomia, inclusão e a melhoria da qualidade de vida dos participantes.
Podem participar pessoas idosas, com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade ou risco social. O acesso ao serviço se dá por meio de encaminhamento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Serviço de Proteção Social para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias. O serviço está localizado na rua João Tedesco, 1.265, residencial Água Branca.