A partir deste mês, a segunda unidade do Hospital São Lucas de São Pedro passa a oferecer, via Sistema Único de Saúde, vários tipos de cirurgia de baixa e média complexidade em seu novo prédio, recentemente inaugurado no bairro São Benedito.
Os primeiros procedimentos diagnósticos serão os de endoscopia e colonoscopia, programados para os próximos dias 12, 13 e 14 de setembro. Utilizados no diagnóstico e tratamento de problemas gastrointestinais, os procedimentos beneficiarão cerca de 80 pacientes por mês.
O cronograma para as cirurgias de catarata está sendo planejado pela administração do hospital e equipe médica após a aquisição dos equipamentos cirúrgicos utilizados nos procedimentos.
A nova unidade funciona como Hospital-Dia, das 7h às 19h, e possui uma infraestrutura moderna e totalmente nova, com 12 leitos, três salas cirúrgicas, dez consultórios, três recepções, salas de raio-X, de ultrassom, ar condicionado central, gerador, rede de gases, farmácia e outros departamentos.
O atendimento é feito por agendamento nas unidades de saúde e é realizado por uma equipe de enfermagem e por médicos de diversas especialidades, como gastroenterologia, neurologia clínica, pediatria, oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia e medicina vascular.
Mutirão da catarata – Na última terça-feira, a nova unidade do hospital São Lucas realizou seu primeiro mutirão, voltado a atendimentos de pessoas com problemas na visão.
Na ocasião, aproximadamente 45 pessoas foram atendidas e passaram por uma triagem e avaliação médica para indicar a necessidade, ou não, da cirurgia de catarata. Esses pacientes já haviam passado por uma avaliação anterior, feita por médicos das unidades de saúde.
Na triagem foram realizados testes de acuidade visual, auto refração, dilatação das pupilas e posterior encaminhamento ao oftalmologista. O médico, então, por meio de um exame mais apurado, conhecido como biomicroscopia ou lâmpada de fenda, visualiza de maneira mais detalhada os olhos para definir a melhor forma de tratamento e encaminhar, ou não, para a cirurgia.
Segundo o médico oftalmologista do Hospital São Lucas, Walther Campos Neto, mais de 90% dos pacientes foram encaminhados para cirurgia. Toda essa logística é realizada pela Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social, que encaminha os pacientes a hospitais de Piracicaba, onde eles são submetidos ao procedimento cirúrgico, que consiste na substituição do cristalino afetado pela catarata por uma lente artificial intra ocular (LIO). Antes, porém, esses pacientes passam por exames laboratoriais e por uma consulta pré-operatória.
“A cirurgia de catarata é considerada um procedimento bem simples, de baixo risco, rápida e indolor. E, aqui em São Pedro, 100% gratuita, via SUS”, explica o médico.
De acordo com o presidente do Hospital São Lucas de São Pedro, Luis Antônio Claret Olivieri, esses pacientes, muito em breve, também vão poder ser operados em São Pedro.
“O nosso Centro Cirúrgico conta com toda a estrutura física exigida dentro das normas técnicas, possui equipamentos modernos e equipe capacitada para executar os procedimentos com segurança, acolhimento humanizado preconizado pelo SUS”, disse.