Em seu sexto mandato – foi eleito vereador três vezes, vice-prefeito duas e prefeito uma – Thiago Silva, 45 anos, nasceu em São Pedro e começou sua trajetória política aos 21 anos. Com formação em Direito, técnico em contabilidade e corretor de imóveis, concorre à reeleição depois de ser eleito em 2020 com quase 65% dos votos válidos. Nesta eleição, é o candidato da coligação formada por 4 partidos – PSD, Podemos, União Brasil e Democracia Cristã e tem como candidato a vice Dr. Giuliano Antonelli. Em entrevista A Tribuna, Thiago Silva fala de suas principais propostas para a administração municipal.
Gestão Pública e Transparência
PERGUNTA (P) – Quais são suas principais propostas para melhorar a transparência na administração pública?
RESPOSTA (R) – Entre as ferramentas que podem melhorar a transparência na administração pública estão o acesso facilitado ao Portal da Transparência, estímulo da participação da população nas audiências públicas que apresentam receitas e despesas da administração municipal, como as realizadas pela Saúde, além de sistemas que ampliem a transparência nas licitações, com acompanhamento em tempo real pela população, com critérios claros e justos para a escolha dos vencedores.
(P) – Como você pretende combater a corrupção e garantir a ética no governo municipal?
(R) – Nosso governo já adota diversas medidas de combate à corrupção, apurando quando há qualquer denúncia de desvio de conduta, qualquer que seja. Para isso temos a Ouvidoria Municipal e também respondemos às indagações dos munícipes.
(P) – Quais medidas você planeja implementar para aumentar a participação cidadã nas decisões governamentais?
(R) – Nosso governo tem participação ativa dos Conselhos Municipais, que são abertos à construção de uma gestão melhor. São Pedro vem dando certo graças à participação de todos os atores sociais. Experiência positiva a respeito das reuniões temáticas foi verificada na elaboração da Agenda 35, que reuniu grupos para debater e apresentar propostas sobre variados temas. Essas propostas, além de aumentarem a transparência, são um canal importante de comunicação entre a população e o poder público.
Economia e Turismo
(P) – Quais são suas estratégias para atrair novas empresas e investimentos para a cidade?
(R) – Vamos dar continuidade às políticas de incentivo que criaram o Distrito Industrial. Hoje já recebemos muitas empresas interessadas em se instalar na cidade e oferecemos todo o apoio para que a instalação ocorra da forma menos burocrática possível. Também vamos providenciar novas áreas para poder atender aos empresários que nos procuram. Os benefícios oferecidos, como a cessão de área e isenção de impostos, sempre são ofertados com base em contrapartida das empresas, como o número de empregos gerados, a área de atuação e os investimentos que serão realizados no município. Atualmente há 12 empresas instaladas no Distrito Industrial e outras 2 em instalação. Os investimentos destas empresas em 2023, superam R$ 200,4 milhões e elas empregam 550 pessoas. Já está dando certo nessa área e vamos continuar avançando.
(P) – Como você pretende apoiar os pequenos negócios e empreendedores locais?
(R) – Atualmente São Pedro tem mais de 5.000 pequenas e médias empresas, número que representa crescimento de quase 300% nos últimos 10 anos. Para consolidarmos um ambiente de negócios favorável, investimos em oferecer boas condições para a abertura de empresas, desburocratização e procedimentos simplificados para a emissão de licenças e alvarás. Vamos continuar nesse caminho.
(P) – Pensando nos comerciantes, rede hoteleira, quais suas propostas para melhorar o setor de Turismo?
(R) – São Pedro é uma Estância Turística e o turismo sempre teve um foco especial no meu governo. Oferecemos estrutura para realização de eventos, fazemos parcerias para oferecer programações diversificadas para a população e promovemos eventos como, por exemplo, o Festival de Inverno, atividade que inclui uma qualificação gratuita para os comerciantes. Também realizamos outras qualificações para comerciantes e proprietários de estabelecimentos do trade turístico, sempre com objetivo de garantir a melhor experiência ao turista que escolhe nossa cidade como destino. São Pedro avançou muito na área turística desde 2013, quando começamos a melhorar a infraestrutura da cidade, que antes nem água tinha. E o turismo veio crescendo muito desde então, com uma ascensão ainda mais acentuada nestes últimos quatro anos com esses novos eventos e atrações que trouxemos, aliados aos investimentos privados que recebemos.
Educação
(P) – Quais são suas propostas para melhorar a qualidade da educação nas escolas municipais?
(R) – A excelência na educação é uma busca constante. Nossa educação já é de boa qualidade, mas para nós, como já disse, é uma busca constante sempre por melhorar ainda mais. Os professores passam por qualificações contínuas em diferentes áreas. Também realizamos parcerias com instituições renomadas como Sesi e Senai e oferecemos aos alunos cursos diferenciados como os de robótica, design de games e uso de impressora 3D. Há ainda programas como o Atleta do Futuro, que incentiva a prática de diferentes esportes pelos alunos. Vamos dar continuidade e fortalecer essas ações.
(P) – Como você planeja administrar os recursos desta área para que não haja prejuízo para a infraestrutura nas escolas?
(R) – Hoje há em São Pedro 23 escolas municipais. Investimos bastante na construção e reformas das unidades escolares e também na manutenção e zeladoria destes locais. Com planejamento e acompanhamento, os recursos disponíveis “rendem” mais e permitem atender as necessidades da rede municipal de educação. Também estamos constantemente em busca de recursos tanto estaduais quanto federais para garantir mais recursos para esta área tão fundamental.
(P) – O que você fará para valorizar e capacitar os professores da rede pública?
(R) – Os professores são valorizados e as capacitações são constantes, realizadas sempre no chamado HTPC, que é um horário de trabalho pedagógico coletivo, e faz parte da carga horária do professor. Outro estímulo para a qualificação é a chamada evolução de cargo, que permite ao servidor ganhos extras nos vencimentos quando concluem e apresentam toda documentação da qualificação.
Saúde
(P) – Quais são seus planos para melhorar o atendimento nos postos de saúde, UPA e hospitais municipais?
(R) – A qualificação constante é a chave para um atendimento humanizado e que atende às expectativas da população. Investimos neste item e buscamos de forma contínua melhorias para esta área. Em busca de agilidade no atendimento e diminuição no número de faltas, também investimos em tecnologia, como a que avisa o paciente sobre agendamento de consultas e exames. Nesta área, destacamos que a UPA recentemente passou a contar com pediatra 24 horas e também temos o novo Hospital Dia, que reforçam o atendimento de saúde. Isso sem contar na melhoria contínua de nossas UBSs.
(P) – Como você pretende lidar com a falta de medicamentos, tempo de espera em consultas e equipamentos médicos?
(R) – Estas são situações que estamos em constante acompanhamento. A farmácia municipal disponibiliza hoje 261 tipos de medicamentos para a população. A não ser em casos pontuais, por problemas com a empresa vencedora da licitação, por exemplo, não há falta dos medicamentos básicos. Em relação aos equipamentos médicos, a rede municipal é bem abastecida e tem equipamentos diferenciados, como o carrinho de emergência, abastecido com medicamentos, materiais e equipamentos imprescindíveis para práticas emergenciais de reanimação cardiorrespiratória. Basta olhar pra trás e lembrar como era. Quantas UBSs tínhamos antes de assumirmos junto com o Helinho. O hospital praticamente fechado. Então foram muitos os avanços na área da saúde. Quem acompanha São Pedro desde 2012 lembra bem o que era a nossa saúde e o que avançamos.
(P) – Quais ações você propõe para promover a saúde preventiva na comunidade?
(R) – A formação de 12 equipes do Programa Saúde da Família em São Pedro foi uma ação que fez muita diferença na relação dos usuários da rede municipal de saúde com os serviços oferecidos. Os agentes comunitários de saúde visitam todas as regiões da cidade e levam atendimento e informações importantes, que ajudam a prevenir e tratar doenças. Eles também promovem atividades, como caminhada e outras que estimulam a interação social, item muitas vezes fundamental para a melhora das condições individuais de saúde. Além disso, ao lado do Helinho fizemos ao todo 5 Unidades Básicas de Saúde, nos bairros São Francisco, Primavera, Bela São Pedro, Nova Pedro e Dorothea, além de uma ampla reforma na UBS São Dimas e a implantação da UBS Centro. A saúde avançou muito e a atenção básica foi a porta de entrada desses avanços. Vamos continuar investindo neste tipo de ação.
Segurança Pública
(P) – Quais medidas você pretende adotar para melhorar a segurança pública na cidade?
(R) – Os índices oficiais mostram que São Pedro é uma cidade segura, com número relativamente baixo de ocorrências. A Central de Monitoramento certamente contribui para esta característica. São quase 700 câmeras instaladas em toda a cidade, número que inclui todas as instalações em prédios públicos. Também aumentamos de 8 para 16 o número de câmeras que fazem leituras de placas e indicam qualquer ocorrência com o veículo que passa pelos portais da cidade. Temos uma parceria forte com o governo do Estado de São Paulo e com as Policias Civil e Militar. Fizemos convênio com o Governo do Estado e instituímos a atividade delegada, que garante a presença da Polícia Militar em rondas pelo município, nas áreas urbana e rural, além de adquirir veículos para a Guarda Civil Municipal e realizar concurso para aumentar o efetivo. Vamos continuar investindo nestas áreas para que a segurança e a tranquilidade continuem sendo uma das principais características de nossa cidade.
(P) – Como você vê a relação entre a Prefeitura e as forças de segurança (Polícia Militar e Guarda Civil Municipal)?
(R) – A relação da Prefeitura com as Polícias Militar e Civil é ótima. Recentemente aprovamos convênio entre município e Estado que garante acesso da Polícia Militar às imagens das câmeras de monitoramento, processo que vai agilizar o atendimento da PM em muitos casos. Também temos a atividade delegada, que como já dito, ampliou a atuação da Polícia Militar na área urbana e rural. E sempre realizamos parcerias com as forças policiais, que prontamente atendem às solicitações da Prefeitura em relação à segurança pública.
(P) – Apesar de ser considerada baixa em São Pedro, quais são suas propostas para combater a violência e a criminalidade?
(R) – Investir no social é fundamental para combater a violência e a criminalidade. A questão envolve diversas áreas, mas é preciso enfrentá-la em diferentes frentes, com mais oportunidades e investimentos em políticas públicas que tem objetivo de diminuir as desigualdades tão extremas. A prevenção é sempre o melhor caminho e neste sentido as câmeras de monitoramento também tem auxiliado muito, além de rondas preventivas. Essa é a São Pedro que já deu certo e que todo mundo vê. São Pedro avançou muito em diversas áreas e na segurança não é diferente.