A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), promoveu na tarde de terça-feira (3) a oficina ReCriando Sabores, na Estação do Idoso, espaço estruturado para promover qualidade de vida e bem-estar da população idosa. A atividade reuniu cerca de 170 pessoas.
O projeto ReCriando Sabores tem o objetivo de estimular a alimentação saudável e levar orientações sobre a importância do consumo de alimentos naturais, além de reforçar os benefícios de evitar ultraprocessados. Para Andréa Almeida, presidente do Fussp, levar cultura e lanches saudáveis para a população idosa em situação de vulnerabilidade é um ato de amor. “Está sendo uma tarde maravilhosa. As voluntárias do ReCriando Sabores fizeram um excelente trabalho, e foi ótimo receber o acolhimento dos assistidos pelo Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac)”, comentou.
A ação contou com uma roda de cultura promovida pelo Cesac, incluindo música e poesia. Os assistidos também fizeram performances, como solo musical e coral. Já as voluntárias da oficina prepararam pães de legumes, lanche com patê de cenoura e ricota e salada de frutas.
De acordo com Tatiane Stella, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) de Piracicaba e coordenadora da Estação Idoso, a proposta da atividade é reforçar a importância da ingestão de alimentos que vêm da terra. “A ideia é levar informação e conhecimento sobre as mudanças climáticas durante todo o mês de setembro e, por isso, estamos abordando questões sobre os impactos da falta de água e como isso pode interferir na vida desses idosos”, destacou.
Para a voluntária Viviane Ticianelli, 48 anos, o ReCriando Sabores é uma opção de voluntariado muito interessante. “A ideia da oficina é muito bacana porque saímos dos nossos ambientes de trabalho para ter contato direto com o público, atendendo pessoas que precisam de atenção. O ReCriando mostra que todo mundo pode contribuir com a população em situação de vulnerabilidade de alguma forma, seja por meio de um serviço, da doação de materiais e alimentos ou mesmo levar palavras de carinho para quem precisa. O voluntariado é para todos”, destacou.
APROVAÇÃO — A moradora do bairro Novo Horizonte, Cleide de Almeida Cardoso, de 84 anos, está sempre por dentro das atividades de socialização. “É sempre muito legal participar desses projetos. Faço aulas de música, ginástica e artesanato, o que é muito bom, porque quero chegar aos 100 anos de idade com saúde e disposição”, comentou.
“A oficina foi maravilhosa. Encontrei antigas amigas, e também fiz novas amizades. A torta estava uma delícia, e quero levar a receita para fazer esses lanches em casa. Meus netos vão adorar”, disse a costureira Eva de Abreu Martins, de 65 anos.
O metalúrgico aposentado Edson Rubens do Nacimento, de 79 anos, sempre se apresenta pelos projetos de Música. “É incrível participar disso. Todos os voluntários e pessoas envolvidas são muito dedicados. Nos sentimos à vontade e felizes, porque tudo é feito com amor”, ressaltou.
ESTAÇÃO DO IDOSO — A Estação do Idoso é administrada pelo Cesac em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba (Smads). Daiane Castro, coordenadora do Projeto Com Vivência da instituição, explicou que essas atividades são importantes para promover a socialização entre os idosos. “Desenvolvemos atividades com o público com mais de 60 anos justamente para tirar os idosos de casa e incentivar esse momento de convivência entre eles. Realizamos projetos de música, dança, artesanato e sustentabilidade, além de estimular a prática de atividade física”, disse.
RECRIANDO SABORES — Para se voluntariar, basta se cadastrar na plataforma Pira Solidária – pirasolidaria.com.br –, portal de iniciativa do Fussp que conecta interessados em ajudar uma causa social às organizações comprometidas com a mudança.