Bebel tem apoio do governo federal,
que já destinou mais de R$ 3,1 bilhões
Nos sete primeiros meses deste ano, o governo federal já destinou à cidade de Piracicaba um total de R$ 3.112.075.080,00, além de garantir o funcionamento de diversos programas sociais, assim como na área da educação, saúde e liberando créditos e financiamentos tanto para o setor privado como público, além do agronegócio e da agricultura familiar. Esse levantamento foi divulgado pelo governo federal que apoia a Professora Bebel (PT), candidata a prefeita de Piracicaba pela “Federação Brasil Esperança”. Na foto, a Professora Bebel com seu vice, Dr Perci (esquerda) e o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais.
HOMENAGEM
Foi aberto sábado e fica em exposição até 3 de novembro, o 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Homenagem deste jornal, do Capiau, aos pioneiros, entre eles o ex-prefeito Adilson Benedicto Maluf, e todos os que contribuíram para que Piracicaba se tornasse, há mais de meio século, a Capital Internacional do Humor. (caricaturas de Edson Rontani).
CORREÇÃO — I
Raul Adâmoli de Morais não fez parte de nenhum dos governos do deputado estadual Helinho Zanatta (PSD), quando prefeito de São Pedro entre 2013 e 2020. E, sim, da gestão da ex-prefeita Antonieta Elisa Ghirotti Antonelli, que foi vereadora, secretária de Turismo e cumpriu três mandatos no Executivo da terra do poeta Gustavo Teixeira.
CORREÇÃO — II
Pelo excesso de confiança em suas fontes, este idoso e cansado Capiau não foi conferir os baús da memória. Aliás, o engenheiro Raul de Morais fez um ótimo trabalho na Administração Municipal de São Pedro, sob a professora Antonieta, como era chamada. Então, este Capiau levou uma lição de ontem para hoje: sem confiar em quem passa a informação, ou sugestão destas notas. Capiau lamenta e pede desculpas pela falha.
CORREÇÃO — III
Dessa forma, fica evidente que não há qualquer ligação com a indicação do engenheiro Raul de Morais — a quem este Capiau pede desculpas no mesmo sentido — ou mesmo de qualquer pessoa no atual governo do prefeito Luciano Almeida (PP). Refirma-se, assim, que jornal faz parte das redes sociais, mas tem nome, sobrenome, apelido, telefone e endereço. Desculpas, pois.
RAUL
Este idoso Capiau recebeu ainda a informação de que foi Raul Adâmoli de Morais quem implantou o Serviço Municipal de Água e Esgoto, tendo sido seu primeiro presidente, bem antes do ex-prefeito Helinho Zanatta (PSD), hoje deputado estadual e candidato a prefeito de Piracicaba.
EDUCAÇÃO — I
Um analista político disse a esse idoso, cansado e ouvinte Capiau que, diferente da gestão anterior do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB), que se gaba que construir escolas é o melhor a fazer pela educação, o atual prefeito Luciano Almeida (PP) trabalha com mais inteligência e razão.
EDUCAÇÃO — II
O prefeito Luciano Almeida (PP) segue ponderando que, quando assumiu a Prefeitura em janeiro de 2021, encontrou uma estrutura na Educação corroída, por dentro e por fora: escolas em frangalhos, grande evasão escolar, sistema de ensino individualizado em cada unidade, total falta de integração entre as unidades.
EDUCAÇÃO — III
Hoje as escolas foram todas reformadas — continua dizendo esse analista —, sistema de ensino de referência nacional implantado, microcomputadores e tabletes para professores e alunos, alunos uniformizados, o que resultaram na maior nota do IDEB já alcançada pelo Município, acima das médias Estadual e Nacional.
EDUCAÇÃO — IV
Finaliza, esse analista, afirmando que não se investiu na construção de novas escolas por uma simples questão de gestão, pois há hoje em Piracicaba uma sobra de aproximadamente 3.500 vagas, que estão ociosas. Com isso, este idoso e cansado Capiau entende que foi, sim, um choque de gestão na Educação, em Piracicaba.
LANCHES — I
Seguindo a Lei Eleitoral, o Executivo vetou o Projeto de Lei Complementar nº 07/2024 – Autógrafo nº 124/2024 – de autoria do Poder Legislativo, que “acrescenta dispositivos à Lei Complementar nº 221, de 18 de agosto de 2008”, que dispõe sobre o fornecimento de alimentação aos pacientes e acompanhantes transportados para tratamento de saúde em outros municípios (kit lanche).
LANCHES — II
O Executivo entende a importância do PL, mas informa que o veto se dá porque o fornecimento seria ilegal e inconstitucional, uma vez que o documento esbarra nas vedações do ano eleitoral, com o disposto no §10 do art. 73 da Lei Federal nº 9.504/97 (Lei Eleitoral), que diz que são proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, condutas como a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública em ano eleitoral.
LANCHES — III
O veto também ressalta que a propositura não atende ao disposto no art. 119 da Lei Orgânica do Município de Piracicaba, quando estabelece que: “nenhum projeto de lei, que implique na criação de aumento da despesa pública, será sancionado sem que dele conste a indicação de recursos disponíveis próprios para atender aos novos encargos”.
PENSAMENTO
Do amigo e colaborador Vitor Ornellas Loureiro, engenheiro, torcedor do Santos de primeira hora, a coluna recebeu citação de Nietzsche: “A maneira mais segura de corromper um jovem é instruí-lo a ter em alta estima somente aqueles que pensam da mesma forma, e a rejeitar todos aqueles que pensam de forma diferente.” Liberdade, liberdade!