São Paulo – Società abre exposição sobre arquitetura italiana

A Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e a diretoria da Società Italiana di Mutuo Soccorso trazem para Piracicaba a exposição Arquitetura Italiana no Estado de São Paulo, aberta na próxima quarta-feira, 28, às 19 horas, no teatro da entidade, com entrada franca e aberta a todos os interessados.

Dentre os prédios históricos da cidade selecionadas pela curadoria estadual da exposição estão a Capela de São Pedro, do bairro Monte Alegre, a Escola Estadual Moraes Barros, a Escola Estadual Sud Mennucci, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, o Portal do Cemitério da Saudade, o Seráfico São Fidéliz, a sede da Società Italiana di Mutuo Soccorso e o Teatro Santo Estevam.

O material itinerante é parte do projeto Plataforma on-line: Arquitetura Italiana no Estado de São Paulo, que tem como objetivo divulgar e proporcionar o acesso livre à uma produção pouco conhecida pela historiografia da Arquitetura e do Urbanismo Brasileiros, referente à arquitetura idealizada e produzida pelos imigrantes italianos que chegaram ao Estado de São Paulo a partir do primeiro quadrante do século XIX.

Para o presidente da Società, Juliano Meneghel Dorizotto, a mostra é de suma importância para que Piracicaba se veja no contexto da imigração italiana, do final do século XIX. “Com este evento, reforçamos nossa missão de destacar o peso da italianidade para o desenvolvimento urbano no Estado de São Paulo e, em especial, de Piracicaba. Compomos assim, com louvor, as atividades comemorativas aos 150 anos da imigração italiana no Brasil”, conclui Dorizotto.

A mostra pode ser visitada de terça à sexta-feira, das 8 às 13 horas e das 14 às 18 horas. Aos sábados, das 8 às 12 horas, na Rua Dom Pedro I, 781, Centro.

O projeto completo pode ser acessado através do site: www.arquiteturaitalianasp.com.br. Atualmente, a plataforma conta com informações relativas a projetos, obras e profissionais italianos de primeira e segunda geração que atuaram nas cidades de Araraquara, Campinas, Limeira, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São José do Rio Pardo, São Paulo e Santos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima