Pinacoteca – Cine na Pina exibe dois documentários locais

Letícia Correa é uma das pesquisadoras que aparecem no documentário. CRÉDITO: Divulgação

Como parte da programação de aniversário de 257 anos de Piracicaba, a Secretaria Municipal da Ação Cultural realiza no sábado, 24, às 19 horas, mais uma edição do Cine na Pina, no pátio externo da Nova Pinacoteca Miguel Dutra, no Armazém 14A do Engenho Central, com a exibição dos documentários Pirassicava, dirigido por Thiago Altafini, e Cururu Piracicabano, por Raul Rozados. A entrada é gratuita, com acesso pela passarela Pênsil.

Pirassicava é um documentário sobre a presença indígena em Piracicaba, com pesquisa e depoimentos de Jair Vitti, Letícia Correa, Fábio San Juan e Romualdo Cruz Filho. O documentário, dirigido por Thiago Altafini, da Urgência Filmes, ilumina o passado imemorial de Piracicaba, também chamada pelos indígenas como Pirassicava.

Por meio de resquícios arqueológicos e entrevistas, o filme traz à tona a história e a pré-história da região conhecida anteriormente como Campos de Araraquara, confluência de inúmeros povos indígenas que por aqui se estabeleciam e passavam atraídos por suas águas piscosas.

Co-produzido pelo Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (Misp) e Alma Filmes, o mini-documentário Cururu Piracicabano fala sobre o cururu, estilo musical tipicamente piracicabano. A direção é de André Boaretto.

OFICINA

Também no sábado, 24, às 15 horas, a Pinacoteca recebe a oficina de iniciação ao estudo e composição com cores, com o artista Diógenes Moura. Inscrições devem ser feitas pelo telefone: 3412-3772 e é voltada para pessoas acima dos 17 anos.

A oficina aborda a temática das cores e suas possíveis composições e a importância em diversos movimentos. O encontro consiste em uma introdução à teoria das cores, a confecção do círculo cromático e sua relevância para a formação de cada composição e entendimento de matizes.

 

SERVIÇO

Cine na Pina com os documentários Pirassicava e Cururu Piracicabano. Sábado, 24, às 19 horas, na Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, no Armazém 14A do Engenho Central, acesso pela passarela Pênsil. Entrada gratuita. Informações: 3403-2600.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima