IDEÁRIO
Ao defender a candidatura da Professora Bebel (PT), única mulher que disputa a Prefeitura de Piracicaba, o advogado e jornalista José Osmir Bertazzoni, presidente da Federação PT-PV-PCdoB, distribuiu uma nota especial: “Nós que vemos e atuamos nos movimentos sociais e sindicais sabemos que nossa corrente ideológica nos leva a defender a democracia, a lutar pela classe trabalhadora e pelo nosso povo, não podemos desvirtuar nossas origens. Não podemos, sob pena de cometimento de traição, defender outro ideário senão a defesa da eleição da professora Bebel como prefeita de Piracicaba”. Registrado.
NOS EUA
“Sim, ela pode”. A síntese é de Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, ao lado de sua mulher, Michelle Obama, ex-primeira dama dos norte-americanos, para reafirmarem apoio à candidata Kamala Harris. Obama registrou que Kamala será uma estadista, governará para todos, reafirmando apoio ao esposo que defende a possível eleição da primeira mulher para presidir os Estados Unidos da América. Atualmente, Kamala é vice-presidente.
EM PIRACICABA
Aqui, a mais de dez mil quilômetros dos Estados Unidos, não está diferente o apoio que a Professora Bebel (PT) está recebendo de várias lideranças comunitárias para ser, possivelmente, a primeira mulher a ser chefe do Executivo. Bebel está em ritmo de campanha, com apoio do presidente Lula (PT) e de inúmeras autoridades federais com vistas às eleições de outubro próximo. Atualmente, Bebel é deputada estadual.
KASSAB — I
Nesta quinta (22), às 22 horas, o programa ‘Entrevista com D’Ávila’ recebe Gilberto Kassab, atual Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo e presidente do Partido Social Democrático (PSD), que tem o deputado estadual Helinho Zanatta como candidato a prefeito em Piracicaba. Apresentado por Luiz Felipe D’Ávila, o programa aborda temas importantes da política nacional e os desafios.
KASSAB — II
Durante a entrevista de hoje, Luiz Felipe D’Avila irá se aprofundar nos temas políticos, aproveitando o conhecimento de Gilberto Kassab — que tem secretarias com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e ministérios com o presidente Lula (PT) — que traz uma visão estratégica, apoiada por sua experiência como ex-prefeito de São Paulo e presidente de um dos partidos políticos mais importantes do país.
NO CAMPESTRE
O jovem político candidato a vice-prefeito com Barjas Negri (PSDB), André Augusti (MDB), percorreu terça-feira (20) várias vias do bairro Campestre. Garante que foi bem recebido e apenas um comerciante lhe disse que não precisava de informações de outro candidato, já que votará na Professora Bebel (PT).
NO CAMPESTRE — II
Com tanto caminhar pelos mais de 80 estabelecimentos do bairro, especialmente na avenida Laranjal Paulista, que dá acesso à vicinal que leva à cidade do mesmo nome, André Augusti — presidente do Diretório Municipal do MDB de Piracicaba e empresário no ramo de automóveis — garantiu que gastou muita sola de sapato (aliás, no caso ele, tênis).
NO CAMPESTRE — III
De uma coisa, terá certeza o jovem politico que estreia em eleições e mantém firme o MDB local há mais de 12 anos: ninguém poderá dizer, independente de resultado, que ele, André, não trabalhou. Isso é bom para quem é candidato, para quem vota e, acima de tudo, para o processo democrático.
SEMÁFOROS
Foi boa a caminhada do candidato a vice-prefeito do ninho tucano que, assim, conseguiu observar o funcionamento dos semáforos instalados no cruzamento da avenida Laranjal Paulista e a rodovia Cornélio Pires, obra do prefeito Luciano Almeida (PP), através dos bons serviços da titular da Semuttran, Jane Franco. Durante 22 anos, moradores e comerciantes do Campestre solicitaram os semáforos e não foram atendidos nem pelo ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) e muito menos pelo ex-prefeito Gabriel Ferrato (partido?), hoje vice-prefeito.
AMIZADE — I
Falando nos dois ex-prefeitos, este idoso e cansado Capiau — realmente chato em pequenos detalhes que a vida se nos apresenta — lembra que, em 2016, o então prefeito Gabriel Ferrato, candidato tucano à reeleição, e o ex-prefeito Barjas Negri, tucano da gema, encerraram amizade de mais de 40 anos. Ambos competentes em administração, tiveram, porém, esse detalhe triste, pelo menos para os amigos comuns conscientes.
AMIZADE — II
Para este Capiau, idoso e cansado, sim, amizade não se constrói como sereno da madrugada que seca em certo horário das manhãs frias. Lamentável que a frieza tenho sido mais forte do que tanto tempo de amizade. Por que? Poder, poder, poder.
MIGRANTES — I
Sobre o caso dos migrantes retidos no Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, a Defensoria Pública da União (DPU) destaca, em nota divulgada nesta quarta (21), que qualquer solução a ser cogitada, inclusive pelo Ministério da Justiça, tem que, necessariamente, respeitar a legislação internacional e nacional pertinente ao refúgio, levando-se em conta que o Brasil tem por princípio expresso a acolhida humanitária e a não devolução.
MIGRANTES — II
“A DPU informa que não recebeu nenhuma informação prévia do Secretário Nacional de Justiça, conforme divulgado em veículos de comunicação, a respeito de eventuais mudanças nas regras de entrada no Brasil. Pelos riscos potenciais que qualquer alteração pode representar à garantia do direito de refúgio e aparente ineditismo, a DPU aguarda documento escrito do Ministério da Justiça sobre as mudanças anunciadas para firmar seu posicionamento e adotar as providências necessárias”, esclarece a nota.
LIVRO
O livro da lápide do túmulo do presidente Prudente de Morais, felizmente, não foi roubado, somente estava solto sobre o túmulo, possivelmente preparado para ser levado, e os três vasos foram recuperados. Sendo assim, todos os itens serão repostos no túmulo pela administração do Cemitério Municipal. Os vândalos nada têm a perdoar, nem mesmo a história da Nação Brasileira, o que é lamentável, pois é problema cultural e de insegurança.