Caldeirão Político

FERVENDO — I

A dois dias do início da liberação das propagandas eleitorais (16 de agosto), o caldeirão político ferveu de vez, cheio de batata na chaleira. É que o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) entrou na Justiça contra o deputado estadual Helinho Zanatta (PSD). Ambos disputam a Prefeitura em Piracicaba, além de outros seis: Professora Bebel (PT), Luciano Almeida (PP), Vinicius Bena (PCB), Edvaldo Brito (Avante), Alex Madureira (PL) e Paulo Campos (Podemos).

 

FERVENDO — II

O ex-prefeito Barjas contratou advogados e deu entrada em ação de impugnação ao registro de candidatura do deputado estadual Helinho Zanatta (PSD), que desponta, segundo sua assessoria, “como o provável concorrente de Barjas num eventual segundo turno”. Em pesquisa da VTV/SBT divulgada na sexta-feira (9), Helinho aparece isolado na segunda colocação e em crescimento expressivo.

 

FERVENDO — III

Já na pesquisa do Instituto Índice Pesquisas, Helinho aparece em quarto lugar, com a Professora Bebel (PT) em segundo e o prefeito Luciano Almeira (PP) em terceiro. Sem demérito às empresas de pesquisa, importante é saber, cada um, a metodologia e fazer a análise sob olhar clínico.

 

FERVENDO — IV

Barjas Negri alega, no pedido à Justiça, que Helinho Zanatta não está em condições de elegibilidade e que, por isso, não poderia registrar a sua candidatura. Fato é que, por outro lado, Helinho Zanatta está apto para concorrer às eleições de outubro próximo e aguarda, como diz, “com tranquilidade o deferimento” de sua candidatura.

 

FERVENDO — V

Além disso, o processo citado por Barjas Negri foi considerado extinto pela Justiça, pois foi um acordo que o próprio Ministério Público aceitou, através da manifestação da promotora Fábia Caroline do Nascimento, da 2ª Vara Judicial. “Estamos falando de alguém que é campeão de processos. Barjas está inseguro na liderança e tenta trazer todo mundo para as suas confusões”, avalia Helinho, que diz estar tranquilo por entender que é um ato de desespero do adversário. Preocupação de Barjas é dizer que está elegível.

 

FERVENDO — VI

“Tenho honra, nunca estive enrolado com a Justiça. Meus opositores estão mais preocupados em atacar a minha imagem do que apresentar propostas para Piracicaba. Chega de rolo. Temos que olhar para a cidade que pede por socorro”, disse Zanatta, que era apontado como possível companheiro de Barjas há pouco mais de um ano. São as nuvens.

 

FERVENDO — VII

Uma anotação deste cansado e idoso Capiau, apenas curiosidade. A cidade em que foi escrita a petição do pré-candidato Barjas Negri (PSDB) está como Teodoro Sampaio, no Oeste paulista, apesar de o escritório advocatício estar em São Paulo. Este Capiau, apreciador do café Teodoro & Sampaio, nome da dupla sertaneja daquela região, não poderia deixar de anotar essa curiosidade.

 

INOVA USP — I

Inova USP é uma parceria inédita entre a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia, Inovação com o mercado de trabalho, coordenada pelo deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT) e Universidade de São Paulo, por meio da iniciativa que busca auxiliar o desenvolvimento tecnológico no Estado.

 

INOVA USP — II

A Frente conta com grupos de trabalho formados por integrantes dos ecossistemas de inovação, incluindo universidades, empresas, start ups, associações, institutos de pesquisa e órgãos governamentais, alinhados em desenvolver legislações para o setor e incentivar medidas para o desenvolvimento tecnológico no Estado.

 

INOVA USP — III

A instalação do Observatório é resposta colaborativa aos desafios contemporâneos de inclusão digital e social, visando promover a transformação digital dos municípios e beneficiar diretamente os cidadãos com avanços tecnológicos, sociais e econômicos.

 

COPENHAGEN — I

Esse sempre atento Capiau escutou de um amigo que a cidade de Copenhagen, na Dinamarca, é totalmente plana, sendo a bicicleta o meio de transporte mais viável e adotado pela população. Esse amigo é o engenheiro Luiz Antonio Lopes Fagundes, o Fagundinho, que foi secretário de Turismo nos tempos do prefeito Adilson Maluf.

 

COPENHAGEN — II

Piracicaba, além de ter uma topografia não favorável ao ciclismo, pesa igualmente o clima seco e quente, um grande desmotivador em utilizar a bicicleta como meio de transporte, é o que explica outro amigo e colaborador desta coluna.

 

COPENHAGEN — III

Finaliza o amigo, ainda, que o volume de veículos que circula pela Rua do Porto aos finais de semana, é majoritariamente fora de Piracicaba, representando mais de 80%, não vindo para cá, prestigiar nosso turismo ribeirinho, a pé ou de bicicleta.

 

PLATAFORMA

O Governo do Estado de São Paulo lança hoje (15), às 10 horas, no Palácio dos Bandeirantes, a plataforma colaborativa e unificada de eventos, a Agenda Viva SP. Com mapa interativo de todo o Estado, a iniciativa vai concentrar informações de eventos nas mais diversas áreas, como cultura, turismo, negócios, gastronomia e agricultura, facilitando a busca por atividades e a divulgação em todo o Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima