CONSELHO
O CCECP (Conselho Coordenador das Entidades Civis de Piracicaba) é uma entidade que fez história da na cidade e na Região. E continua, ao reunir representantes de entidades representativas a serviço do bem comum. Para dia 21 de agosto, às 19h, nova reunião está marcada na Acipi pelo presidente Carlos Roberto Rodrigues, o Esquerdinha (de esquerda, nada tem, só referência ao futebol dos tempos de jovem). Ótimo.
TRIBUNAL
No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já aparecem os oito nomes dos candidatos a prefeito de Piracicaba e seus respectivos vices. Não se saber o porquê, mas um deles — no caso, o seu vice —, ontem (13), respirou aliviado, satisfeito, afirmando “aí está” com destaque nos dois nomes, prefeito e vice. São coisas da política que este Capiau, idoso e cansado, sabe entender bem, pois, cada um, a seu modo, faz o melhor possível. Em outras palavras, está “elegível”.
PP — I
O prefeito Luciano Almeida (PP), por onde passa, tem referendado a chapa pura de vereadores do Partido Progressistas (PP), que concorrerá nas eleições de outubro. Ele explica que a chapa é formada por candidatos que acreditam na prosperidade das pessoas e de suas famílias por meio do desenvolvimento econômico-social, uma das bandeiras defendidas pelo PP.
PP — II
O prefeito Luciano defendeu ainda que essa chapa de vereadores é composta por gente do bem — sem demérito de componentes de outras chapas —, comprometida com Piracicaba, com candidatos que já são conhecidos nas comunidades pela luta e defesa dos interesses da população. Vale lembrar que os vereadores progressistas Josef Borges e Anilton Rissato concorrem à reeleição.
TEMPESTADE — I
As pesquisas eleitorais fazem parte da vida dos políticos e dos partidos políticos, com observação de pessoas mais próximas ao gosto da política ou da Politica. Depende de cada um. E, a cada divulgação, há uma tempestade sobre o tema, que nada assusta este idoso e cansado Capiau, porque sabe, e sabe bem, que o contexto de cada uma das pesquisas é analisado pelos próprios candidatos, seus adversários e por quem a encomenda.
TEMPESTADE — II
Portanto, as preocupações com ofensas por causa das pesquisas, ou da última pesquisa que este jornal realizou, ficam longe de qualquer preconceito deste colunista e, claro, da direção de A Tribuna Piracicabana. Há 50 anos, de dois em dois anos, assiste a tudo isso com naturalidade e com análise crítica. Mas, felizmente, nesta casa, nunca perdendo o respeito. Fica o recado para cada um pensar como bem entender, com respeito que tem e ao que se dá.
ENTREVISTAS — I
Vale lembrar que A Tribuna Piracicabana enviou, por escrito, perguntas a todos os pré-candidatos a prefeito e, até agora, só teve respostas da deputada estadual Professora Bebel (PT), do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) e do deputado estadual Alex Madureira (PL). Há tempo para isso, mas se solicita que possam ser enviadas as respostas quanto antes possível.
ENTREVISTAS — II
Na mesma linha de pensamento para que o eleitorado possa conhecer cada vez mais seus candidatos, A Tribuna Piracicabana está fazendo entrevistas com os pré-candidatos a vice. E o primeiro a conceder a entrevista foi o Dr. Perci (PT), vice na chapa da Professora Bebel (PT). Para tanto, contamos com a colaboração do jornalista Edson Lopoes de Campos, nosso amigo, antigo da área da comunicação, e que integrou nossa redação Ele fará a entrevista com os oito pré-candidatos.
PESQUISAS
E de todas as pesquisas a melhor, a melhor de todas, é o candidato a prefeito ou candidata a prefeita visitar os bairros, as ruas, as casas, pedir licença para explicar o seu programa de governo em cada que permitir. E a contagem, a partir do dia 16 — e já é agora — é regressiva, pois 6 de outubro está a 50 dias das eleições. E o segundo turno, dia 21 de outubro, em torno de 65 dias.
50 ANOS DE A TRIBUNA
A vereadora Rai de Almeida (PT) enalteceu os 50 anos de A Tribuna Piracicabana, comemorados no último dia 1o, com a entrega, na noite de segunda-feira (12), antes do início da Reunião Ordinária da Câmara, da moção de aplausos 24/2024, apresentada em coautoria com a vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua”. A honraria foi entregue ao diretor de A Tribuna, jornalista Evaldo Vicente, que enalteceu o papel do jornal na pluralidade de ideias e na liberdade da informação na cidade. “Só tenho a dizer que tenho muita gratidão por este reconhecimento”, destacou.