Cinquenta e cinco estudantes de 12 escolas do interior de São Paulo assinam os textos e as ilustrações do livro Letra Viva, lançado no sábado (10) pela editora Adonis em Americana. Dos 50 textos escolhidos para compor a coletânea, 12 são de autoria dos estudantes da rede municipal de ensino de Águas de São Pedro.
A 12ª edição da publicação marca o encerramento da temporada 2023 do Projeto “Como nasce um livro?”, criado pela Editora Adonis. A iniciativa objetiva o estímulo ao desenvolvimento da leitura e da escrita por meio de ações que aliam o lúdico das histórias, com a participação de um escritor, de uma contadora de histórias, da mascote da editora, Adoninha, e do personagem Sherlock Holmes.
Realizado desde 2005, o Projeto “Como nasce um livro?” já recebeu mais de 100 mil estudantes, com idades entre seis e 12 anos do estado de São Paulo.
Responsável por selecionar os textos, o comitê editorial é formado por pesquisadores do Gepem (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) da Unesp/Unicamp. O livro “Letra Viva” conta com a organização da pesquisadora Flávia Vivaldi e é dividido em quatro capítulos: ‘Aprender a ser’, ‘Aprender a conviver’, ‘Aprender a participar’, e ‘Aprender a habitar o mundo’.
“A 12ª edição do Letra Viva pretende cativar leitores pelo olhar de cada criança que teceu suas ideias e histórias com o cuidado de quem deseja deixar uma marca de inspiração na vida de todas e todos que se juntam a esta travessia no universo da leitura”, destaca a organizadora na apresentação da publicação.
Colaboraram com a coletânea os alunos águapedrenses Alice Lopes Daniel, Amelie Giusti Barbosa, Beatriz Diniz Rodrigues, Camilly Vitoria Rodrigues Guedes, Isadora Prado de Moura, Larissa dos Santos Ribeiro, Lorenzo Assine Antunes Pires, Manuela Bontorin Ramos, Mateus de Araujo Gomes, Melissa Ferrari Prado, Rafael Rodrigues de Jesus, Valentina Sallum Rodrigues e Vinicius Eiji Alves Haguiara.