Encerramento acontece no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e vai premiar professor e alunos do ensino fundamental
A semana foi de avaliação dos trabalhos apresentados dentro do Saúde Nota 10, programa desenvolvido com alunos da rede pública de ensino há cinco meses, pela área de Responsabilidade Social da Mirante. Após a avaliação, representantes da concessionária, do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e da Secretaria Municipal da Educação se reúnem para definir o projeto destaque de 2024. O encerramento acontece na quinta-feira, 15, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação.
Devem participar do evento professores e gestores das cinco escolas inscritas no Saúde Nota 10, alunos das nove turmas que participam do programa, colaboradores da Mirante e do Semae, além de representantes da Educação.
O Saúde Nota 10 desenvolve, junto com professores do ensino fundamental, uma série de atividades educativas com informações sobre meio ambiente, água e saneamento e direitos fundamentais para a garantia da saúde da população.
O programa teve início com uma palestra sobre saneamento básico, ministrada pela equipe de Responsabilidade Social da concessionária em cada unidade de ensino participante. Na edição de 2024, participaram cinco escolas, com nove professores e 260 alunos das escolas E.M. José Antonio de Souza, E.M. Professor Taufic Dumit, E.M. Prof. Adolfo Basile, Profa. Ida Francez Lombardi e E.M. Francisco de Almeida Kronka.
Sob a liderança de professores, alunos desenvolveram projetos que relacionam saneamento básico e preservação do meio ambiente. Os trabalhos têm linguagens diversas como peças de teatro, pesquisa na comunidade, maquete, mutirão, entre outros.
“A ideia é que os alunos tenham aprendizagens construtivas ao longo do programa e que sirvam de incentivo para identificarem pontos de melhorias em suas escolas e bairros, reforçando, por meio de um projeto de mobilização, os cuidados ambientais e o papel de cada cidadão”, afirma a coordenadora de Responsabilidade Social da Mirante, Andréia Ferreira.
Para finalizar o evento, um professor e sua turma são premiados. “Dessa maneira, todos, inclusive os professores, têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre temas que podem ser abordados no Saúde Nota 10. O projeto é a semente plantada hoje para colher os cidadãos de amanhã”, conclui Andréia.