Medula Óssea (I) – O que é, quem precisa?

De caráter explicitamente médico, esse tema carece ser divulgado para sua conscientização e desmistificação.

A medula óssea é a matriz do sangue localizada na parte interna dos ossos onde se encontram as células-mãe, glóbulos vermelhos e brancos e plaquetas.

O Transplante de Medula Óssea (TMO) é indicado a pessoas com doenças hematológicas, onco-hematológicas, imunodeficiências, doenças genéticas hereditárias, alguns tumores sólidos e doenças autoimunes.

Doenças Onco- hematológicas

  • Leucemias Agudas e Crônicas
  • Linfomas de Hodgkin e não Hodgkin
  • Mieloma Múltiplo
  • Síndrome Mielodisplásica (SMD)

Doenças Hematológicas

  • Aplasia Medular ou Anemia Aplástica Severa
  • Anemia de Fanconi
  • Hemoglobinapatias: Anemia Falciforme e Talassemia
  • Hemoglobinúria Paroxística Noturna

Imunodeficiências

  • A indicação do transplante depende, em geral, da doença e fase em que os pacientes se encontram. Para muitos casos, não há como controlá-la somente com a quimioterapia e radioterapia convencional, sendo o transplante o melhor recurso terapêutico para alcançar a cura.

O maior problema, entretanto é encontrar um doador compatível com o receptor. Por essa razão os hemocentros cadastram doadores para no caso de ser necessário o TMO poderem encontrar aquele que salvará uma vida, inicialmente com 10 ml de sangue.

Fica o apelo ao cidadão.

Fonte: site doe medula

 

A Santa Marina, líder no setor de vidros, utiliza 35% de material reciclado em sua linha de produção, graças à terceirização da atividade de coleta, limpeza e prensagem de produtos usados.

 

Tenho meu negócio no bairro que moro, e por aqui costumava ser seguro. Tomo medidas de prevenção como chegar em casa com a rua iluminada. Mas no ano passado um rapaz foi assaltado e morto, e minha empresa sofreu uma tentativa de arrombamento. Meus pais viajaram e com muito medo cuidei da casa e da empresa. Tive problema para dormir por dois dias. Temo adoecer por conta disso, pois não sei como controlar.

Beto, 33.

É curioso como assistimos cenas de violência cotidianamente nos noticiários de TV, mas nada como o real para trazer vida aos fatos. A suposta ameaça imediatamente se torna fato e reagimos como tal. Não há o que se discutir quanto à segurança social nos dias atuais. A questão é que situações semelhantes ou até mais graves não afetam outras pessoas como a você.

Podem tais situações gerar um trauma, mas há a possibilidade de já haver certa predisposição para que isso ocorra. É muito comum que circunstâncias como as descritas sirvam como justificativa racional para algo que já se encontrava latente, esperando uma oportunidade, se manifestar.

Há mesmo as chances de adoecer. Se você acredita, mesmo que sem notar, tomará posturas com tais situações para que estas sejam justificáveis, inclusive justificando o adoecimento para o qual já se prepara para enfrentar. Por mais paradoxal que pareça assim é o ser humano. 99% dos nossos problemas imaginários não acontecem.

Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.

Blog:  http://pedrogobett.blogspot.com/

Facebook: fb.com/psicopontocom

E-mail: [email protected]

Correspondência: Praça José Bonifácio, 799

13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima