Fluência Leitora – Escolas municipais recebem certificados pelo desempenho

A equipe da escola Professor Mário Chorilli, junto com as formadoras em Língua Portuguesa da SME, durante a entrega dos certificados e dos kits

 

Turmas do 2º ano do Ensino Fundamental recebem kits contendo 10 livros de literatura infantil

Cinco escolas da Rede Municipal de Educação de Piracicaba recebem certificados em reconhecimento ao bom desempenho na avaliação de Fluência Leitora, que foi aplicada no mês de março nas unidades escolares e faz parte do programa Alfabetiza Juntos SP, que integra o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, do Governo Federal.

As equipes das escolas Professor Mário Chorilli, localizada no Parque Primeiro de Maio, e Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, no Bairro Caxambu, foram as primeiras a receber a visita das formadoras em Língua Portuguesa, da Secretaria Municipal de Educação, Raquel Bettio e Henriqueta Santos, na quarta-feira (7). Ontem (9), as formadoras estiveram nas escolas José Antonio de Oliveira, localizada no Jardim Bartira, e Professor Santo Granuzzio, no Parque Chapadão. Na segunda-feira (12), será a vez dos alunos da escola Professor Alberto Thomazi, no Parque São Jorge, receberem os seus certificados.

Como reconhecimento pelos bons índices atingidos na prova, as escolas estão recebendo dois certificados: um que é entregue à diretora e outro para o professor da turma, representando os alunos. Além disso, as escolas foram presenteadas com kits de literatura infantil contendo 10 livros para uso dos estudantes. No total, 11 turmas do 2º ano do Ensino Fundamental (série que foi avaliada) estão recebendo os kits.

O índice de fluência leitora foi desenvolvido para quantificar, numa escala de zero a 10, o nível de leitura dos estudantes. A escola Joaquim Carlos conseguiu um índice de 6,2; Mário Chorilli atingiu 6,0; Alberto Thomazi de 5,8; José Antonio de Oliveira de 5,5; e Santo Granuzzio de 5,5.

A próxima avaliação de Fluência Leitora está prevista para outubro, e a ideia das formadoras da SME será reconhecer as escolas que apresentarem progresso em suas notas.

AVALIAÇÃO – A avaliação de Fluência Leitora identifica se as crianças são pré-leitoras, leitoras iniciantes ou leitoras fluentes. As crianças têm acesso a textos pré-definidos e são consideradas leitoras fluentes aquelas que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.

No âmbito do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, está em andamento na SME o Programa LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil), com formação destinada aos professores de 4º e 5º anos, além de formações sobre o processo de alfabetização para os professores de 1º e 2º anos e coordenadores pedagógicos das escolas de Ensino Fundamental.

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