CAMPOS-DR. JAIR
Os partidos Podemos e PDC — Democracia Cristã — realizaram sua convenção semana passada, lançando o vereador Paulo Campos para prefeito e, como vice, o médico Dr. Jair Leite, com a presença de candidatos a vereador e filiados. Para Campos (Podemos) foi “um momento de felicidade e a certeza de que o melhor está por vir”.
A CAMINHO
Os três primeiros Planos de Governo dos candidatos Helinho Zanata, Edvaldo Brito e Luciano Almeida, pela ordem, já foram encaminhados à Justiça Eleitoral de Piracicaba para fins de registro oficial das candidaturas. O de Zanata tem 5 páginas. Os de Brito e Luciano têm oito páginas cada um.
NA FILA
Os demais candidatos devem formalizar as entregas nos próximos dias. Todos aguardam o dia 16 de agosto, quando, finalmente, as campanhas e pedidos de votos poderão ser feitos para os eleitores da cidade.
CHAPA
Estranhamente, a chapa de vereadores proposta pelo prefeito Luciano Almeida (PP) só conseguiu inscrever 18 candidatos, dos 24 permitidos de acordo com as regras eleitorais. Mas vale lembrar que o Avante, de Edvaldo Brito, com 24 candidatos, poderá ser um auxiliar importante para Luciano. Natural no processo eleitoral.
ENTUSIASMADO
O presidente do PL, Laércio Trevisan Jr. está entusiasmado com a chapa de vereadores montada pelo partido, com a expectativa de que poderá eleger entre quatro a cinco vereadores. Para isso, ele prevê que os vereadores liberais conseguirão entre 20 a 25 mil votos nessas eleições. Previsão é normal na vida politico-eleitoral.
EXPECTATIVA
Entre os liberais também há expectativa grande com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em Piracicaba, para apoiar os candidatos da coligação, que, além de PL e Republicanos, também une PRTB e PMB, que estão alinhados à candidatura do deputado estadual Alex Madureira.
REGISTRO — I
Em 2022, o Brasil alcançou a marca de 99,3% das crianças de até 5 anos de idade com registro civil. Em números absolutos, isso significa que, dos 15,3 milhões de meninas e meninos nessa faixa etária, 15,2 milhões tiveram o nascimento registrado em cartório. Esse percentual reflete um avanço em comparação com os 97,3% registrados pelo Censo de 2010.
REGISTRO — II
Os dados fazem parte de um suplemento do Censo 2022, divulgado na quinta-feira (8) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O percentual de crianças registradas antes de completar 1 ano de idade foi de 98,3% em 2022, representando um aumento de 4,5 pontos percentuais em relação aos 94,8% registrados em 2010.
REGISTRO — III
Em 1997, Barjas Negri, então secretário-executivo do Ministério da Saúde, implementou uma medida que aumentou a remuneração dos partos nas santas casas. Essa ação tinha como objetivo garantir que os pais recebessem um documento de nascimento, facilitando o registro da criança em cartório.
REGISTRO — IV
A iniciativa foi um dos fatores que contribuíram para o aumento dos nascimentos registrados no Brasil. Na época, a sugestão foi dada ao pré-candidato a prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, pela então primeira-dama e socióloga Ruth Cardoso, em reunião no programa ‘Comunidade Solidária’.
ESGOTO – I
O vereador Pedro Kawai protocolou o requerimento 845/24 convocando audiência pública para discutir os constantes problemas de extravasamento de esgoto nos bairros Jardim Abaeté e Potiguar. A audiência está marcada para 27 de agosto de 2024, às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Piracicaba.
ESGOTO – II
Em seu requerimento, o vereador destaca que moradores dos bairros têm procurado seu gabinete diversas vezes para relatar a precariedade da situação, especialmente nas áreas em torno da rotatória da avenida Cássio Paschoal Padovani com a rua Amsterdam. Os residentes reclamam do escoamento ineficiente e do transbordamento de um ponto de visita (PV) que, durante períodos de chuva intensa, resulta em esgoto desaguando diretamente nas canaletas e, por fim, no córrego próximo à localidade.
ESGOTO – III
Os analistas políticos de plantão ficam na dúvida se o vereador Pedro Kawai (PSDB) irá cobrar, com veemência, a atuação da empresa Mirante, responsável pela gestão do esgoto assinada definida pelo ex-prefeito (e agora pré-candidato) Barjas Negri (PSDB), em 2012. O Capiau, idoso e cansado, não duvida do trabalho de Kawai, independente de quem precisa ser cobrado.
JORNALISTAS
Decano entre os jornalistas da Câmara Municipal, Martim Vieira Ferreira – à direita na foto — encaminhou este registro dos integrantes da Regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, em 2000. Na foto, aparecem Poliana Ribeiro (jornalista, já falecida), Fabrice Desmonts (fotógrafo da Câmara), Priscila, Vanderlei Zampaulo (assessor de imprensa) e Adriana Passari (jornalista e radialista). “Tivemos a formação de uma Diretoria Jovem, no envolvimento de alunos da Unimep, no despertar de conscientização política e cidadania. Além de ações sindicais e eventos, implantamos um Guia de Parcerias, com mais de 100 empresas conveniadas, nas mais diferentes áreas”, informa o jornalista. A Regional do Sindicato, agora, é formada por Gustavo Annunciatto, Sabrina Bologna e Erich Vallim Vicente. A eleição aconteceu nesta semana, com ampla participação da categoria.