Caldeirão Político

BARJAS NEGRI (PSDB) QUER UM “FREIO DE ARRUMAÇÃO”

O candidato a prefeito pela Federação PSDB-Cidadania, o ex-prefeito Barjas Negri  (PSDB) é o segundo entrevistado — quinta (1º), foi a Professora Bebel (PT) — de A Tribuna Piracicabana, e assim será feito com os outros candidatos ao pleito de outubro próximo. Encerrando a entrevista, Barjas diz que deixa uma “mensagem de esperança para os moradores de Piracicaba, porque a nossa candidatura a prefeito, que será homologada nos próximos dias, é para dar um ‘freio de arrumação’ na Prefeitura para garantir a boa prestação de serviços públicos a toda a nossa população, que merece mais”.

 

GÊNERO — I

Sobre as pesquisas eleitorais, o advogado Jonas Parisotto, em conversa com este idoso e cansado Capiau — mas feliz da vida porque já viu de tudo na política — chama a atenção para um detalhe, no mínimo, interessante e curioso.

 

GÊNERO — II

Pesquisadores, ao abordarem as pessoas, perguntam em qual candidato a prefeito o entrevistado pretende votar. Exemplo: “Em outubro, haverá eleição para prefeito da cidade”. Esse tipo de abordagem induz o eleitor a lembrar somente de candidatos do gênero masculino e não do gênero feminino.

 

GÊNERO — III

Do ponto de vista do equilíbrio na disputa, a falta da menção “prefeita” — já que o pleito tem na disputa a Professora Bebel (PT) — pode confundir o entrevistado, persuadindo-o a acreditar que somente há candidatos do gênero masculino.

 

GÊNERO — IV

Ótima observação do ilustre advogado Jonas Parisotto que, além das atividades na área do Direito e da Justiça, é colaborador incansável do rádio piracicabano e deste jornal, comentando temas esportivos, destacando-se a área jurídica.

 

NEPTUNE

Na semana em que Piracicaba comemora 257 anos, o produtor cultural piracicabano Nordahl Christian Neptune lança o livro “Elias dos Bonecos: o protetor do Rio sagrado”, na Casa do Povoador, hoje (3), às 15 horas. Trata-se de uma homenagem ao piracicabano ribeirinho, antigo morador do Rua do Porto, Elias Rocha, nascido em 3 de agosto de 1931, e que se vivo complentaria 93 anos.

 

JP

Para alegria dos apaixonados por veículos de comunicação impressos e pela história da imprensa brasileira — que vem desde 1808 na figura de Hypolíto José da Costa, com o Correio Braziliense, hoje em circulação em Brasília —, o Jornal de Piracicaba, dirigido pela Família Losso dede 1939, completa 124 anos de circulação diária e ininterrupta. Alegria para o setor. Parabéns, Marcelo Batuira, diretor do veículo centenário.

 

MANIPULADO

O diplomata Celso Amorim, assessor especial do presidente Lula (PT), disse ontem que o vídeo com Maduro, da Venezuela, é “totalmente manipulado”. Foi postado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, do PL paulista. Amorim vai tomar as medidas para tirar das redes sociais. Lamentável, lamentável, lamentável.

 

LAMENTÁVEL

Simplesmente lamentável três vezes porque vemos, ao longe, que a politica não está caminhando para o debate de ideias e projetos, propostas em benefício do povo. Há, somente, brigas e mais brigas, ofensas e mais ofensas que a nada levam e nada contribuem para o bem coletivo. Por isso, apesar alegre com a vida, este Capiau, idoso, anda bem cansado.

 

MULHER

É boa a notícia de que a pré-candidata Kamala Harris, dos Democratas dos Estados Unidos, está consolidada numericamente à frente do Donald Trump, dos Republicanos. Está melhor, pois, diante do cenário que o presidente Joe Biden enfrentava. A melhor notícia do Século XXI: uma mulher na presidência da “América”, como gostam de assim chamar a terra dos americanos.

 

CIDADÃO PIRACICABANO

O professor Adelino Francisco de Oliveira e sua esposa, Maria Thereza, com a vereadora Rai de Almeida (ao centro), durante a entrega do título de Cidadão Piracicabano na última terça (31). Filósofo, professor do Instituto Federal em Piracicaba, escritor, Adelino é colaborador de A Tribuna Piracicabana, com artigos sempre às terças-feiras. Parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima