69ª edição – Salão de Belas Artes será aberta hoje (2)

Victoria, obra selecionada de Maurício Suzuki

Mostra será aberta a partir das 19h na Nova Pinacoteca, no Engenho Central; evento integra programação de 257 anos de Piracicaba

 

Um dos salões mais tradicionais do país voltado à arte acadêmica, o Salão de Belas Artes (SBA) de Piracicaba inaugura hoje (2), às 19h, a 69ª edição na Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, no Armazém 14A do Engenho Central, com cerimonial e visita à exposição. A entrada é gratuita e o evento faz parte da programação de 257 anos da cidade. A banda de jazz itinerante e performática GMP Brass Band anima a abertura. A visitação é de terça-feira a domingo, além de feriados, das 9h às 17h, até 6/10.

O 69º SBA (Salão de Belas Artes) é realizado pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). A edição deste ano conta com 46 obras, produzidas por 19 artistas de diversas partes do Brasil, entre pinturas, desenhos nas técnicas de óleo sobre tela, nanquim, pastel, esculturas, entre outros materiais. Os temas dentre as obras escolhidas são variados: paisagens, retratos, cenas cotidianas, natureza morta, entre outros.

O júri de seleção e premiação foi formado por Bruno Portella Motono, Karen Cristina Pezolito Cunha, Liliana Maria Antunes Correa Ferreira Alves, Oscar D’Ambrosio e Antônio Paulo Klein, que analisou de 97 trabalhos, de 38 artistas. A comissão organizadora da mostra é composta pela diretora da Pinacoteca Municipal, Renata Gava, Esdras Casarini Moreno, Ariele Rossetto, Ivânia Macedo Rocha Tanaka e Maria Luisa Scudeller Libardi.

Os premiados da 69ª edição do SBA receberão os prêmios na cerimônia de inauguração na sexta-feira. Serão entregues os seguintes prêmios: Prêmio Aquisitivo Prefeitura Municipal (no valor de R$ 38 mil) e Prêmio Aquisitivo Câmara Municipal (no valor de R$ 21.729,47), além dos Prêmios Honoríficos: uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze e três menções honrosas.

A jurada Liliana Alves comenta sobre o processo de seleção e premiação. “O processo de seleção foi bem rigoroso, foi difícil porque alguns artistas também mandaram obras com características de arte contemporânea. Mas, ao mesmo tempo, têm trabalhos com qualidade impecável. O público verá obras magníficas, escolhidas com muito rigor e com um júri atento para que tivéssemos um autêntico salão de Belas Artes. Esta edição terá grandes pintores.”

A banda de jazz itinerante e performática GMP Brass Band, fundada em 2005, vai animar a abertura do 69º SBA. Formado por ex-alunos da banda da Guarda Mirim de Piracicaba, com nuances das brass bands de Nova Orleans (EUA), o grupo tem uma pitada do swing brasileiro e é composta por três instrumentos de sopro e duas percussões.

O repertório da GMP é composto por diversos estilos musicais como: Pop Nacional (Jota Quest), Pop Internacional (Beyoncé), Jazz (Herbie Hancock), Funk (Janes Brown), Baião (Luís Gonzaga), Bossa Nova (Tom Jobim) e entre outros grandes nomes.

Os integrantes são Evandro Silva (sax barítono), Osmar Aguiar (trombone), Rogério Pereira (trompete), Fabio Conceição (percussão) e Wesley Tristão (percussão).

 

SERVIÇO – Abertura do 69º Salão de Belas Artes de Piracicaba na Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, no Armazém 14A do Engenho Central. Hoje (2), às 19h. Entrada gratuita. Acesso pela passarela Pênsil. Visitação de terça-feira a domingo, além de feriados, das 9h às 17h, até 6/10. Informações: 3403-2600.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima