Esalq – Pesquisador será premiado pela Fundação Bunge

Durval Dourado Neto receberá prêmio que reconhece o trabalho fundamental realizado pelos cientistas brasileiros e que já laureou mais de 200 personalidades brasileiras

A Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, divulgou neste mês de julho, os pesquisadores brasileiros que serão contemplados pelo Prêmio Bunge 2024. Mais de 200 personalidades brasileiras já foram agraciadas com este galardão que, desde 1955, é visto como um dos mais importantes reconhecimentos de mérito científico, literário e artístico do País.

Nesta 68ª edição, a Fundação Bunge selecionou profissionais com trabalhos relacionados aos temas ‘Rastreabilidade na produção de alimentos: segurança alimentar, capacitação e redução de assimetrias regionais’ e ‘Desenvolvimento e uso de tecnologias e conectividade acessíveis para a sustentabilidade no campo, na área de Ciências Agrárias e Aplicadas’.

Durval Dourado Neto, docente do Depto. de Produção Vegetal, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), será agraciado pelo segundo tema, na categoria Vida e Obra.

O prêmio, primeira iniciativa da Fundação Bunge, foi criado como forma de incentivo à inovação e à disseminação do conhecimento no Brasil. É concedido anualmente a personalidades de destaque nas ciências nas categorias Vida e Obra, em homenagem à obra consolidada de indivíduos que já se tornaram referências em suas áreas, e Juventude, premiação de jovens talentos com até 35 anos de idade.

Destaca-se que os candidatos ao prêmio não se inscrevem para concorrer. A cada ano, eles são indicados espontaneamente por dirigentes de universidades e de algumas das principais entidades científicas do País. A partir das indicações, Comissões Técnicas compostas por especialistas nas áreas de premiação elegem os homenageados.

A cerimônia de entrega do Prêmio Fundação Bunge será realizada em setembro, na capital paulista. Os dois cientistas agraciados na categoria Vida e Obra receberão o prêmio no valor bruto de R$ 200 mil. Já os dois premiados na categoria Juventude receberão R$ 80 mil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima