Qualificação profissional do médico

Douglas Alberto Ferraz de Campos Filho

 

Ao decidir pelo programa de residência, você vai ter acesso a um intenso aprendizado por meio do aperfeiçoamento de habilidades técnicas e treinamentos em serviços que vão lhe proporcionar um grande desenvolvimento profissional. A grande diferença é a carga horária que à residência pelo MEC exige são mais de 5 mil horas em 2 anos… pode variar conforme a especialidade chegando a 60 horas por semana e até 5anos em cursos de Neurocirurgia e outros.

Aumentar a qualificação profissional, ampliar as áreas de atuação e tornar-se referência em um assunto específico. Essas são algumas das principais aspirações de quem se interessa por um curso de pós-graduação residência médica, especialização, mestrado ou doutorado. Embora sejam opções diferentes uma da outra, as quatro são muito vantajosas do ponto de vista salarial, contribuindo significativamente para os avanços na carreira.

Diferente de uma Especialização, o Mestrado serve não tanto para aprofundar conhecimentos em uma área, mas para dar continuidade e prolongar o estudo já iniciado na Graduação. Em certos casos, parte-se do pressuposto que você já está inteirado sobre a teoria do campo de estudos do Mestrado que vai iniciar. No entanto, essa também pode ser uma forma de redirecionar sua carreira e complementar sua graduação com novas matérias, caso você opte por uma área diferente – nesse sentido, o Mestrado é mais flexível que a Especialização.

Existem ainda dois tipos de Mestrado: o acadêmico, teórico, aconselhado para quem pretende lecionar, e o profissionalizante, mais prático e voltado para o mercado de trabalho. Lá fora, eles equivalem ao “taught master’s degree” e ao “research master’s degree”, respetivamente. Consoante o país, a área de estudos e o tipo de Mestrado, pode durar entre um a três anos, em regime de tempo inteiro ou tempo parcial, e exigir a apresentação final de uma dissertação.

Num nível mais aprofundado que o do Mestrado, o Doutorado é o passo seguinte no seu conhecimento dentro do seu campo de estudos. Durante o também denominado PhD, Doctor of Philosophy, você consolida e intensifica um aprendizado, tornando-se um pesquisador. A duração é de três a quatro anos, mas pode ser mais longa caso você opte por estudar em tempo parcial. Durante uma boa parte do curso, você terá de dedicar-se a uma pesquisa extensiva em uma matéria da sua escolha, que culmina em uma tese, com defesa oral obrigatória no final do Doutorado. Essa é a “carta branca” que você precisa para se tornar em um professor universitário ou trabalhar em uma área específica, ou seja, o Mestrado também pode ser de caráter profissional ou acadêmico… só para finalizar e relativo à Medicina, para ter título de especialista, independente da pós-graduação que você fizer sempre será preciso prestar o título através do concurso da especialidade que exerce… Bom dia.

_____

Douglas Alberto Ferraz de Campos Filho, médico

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima