A privatização do Mirante

Antonio Roberto de Godoi

Niva Miguel

 

 

“Alô, Seo Niva! Tudo bem? Quanto mais se reza mais assombração aparece, diz o dito popular, é ou não é? Que negócio é esse agora de privatizar o Mirante? Esse prefeito perdeu o juízo ou o quê?  Parece seguir a cartilha do Jair B. que tanto prejudicou a nossa Pátria, não acha?”

“Já pensou, Seo Niva, pagar lá seus 20-30 reais para estacionar e mais uns ‘cinquentão’ para adentrar o fabuloso e inigualável Mirante? Sem dizer que poderão fazer dele o mesmo “emporcalhamento” feito na nossa Praça José Bonifácio, enchendo-o de barraquinhas de comércio,  de comida e de  tudo que se possa contaminar o piso e a natureza? Vide o piso da Praça. Que nojeira; que imundice; que relaxo!”

“Governo que privatiza a torto e a direito é a mais pura incompetência para administrar bens públicos ou tem algo no ar sobre o qual nada sabemos, pode-se pensar, certo?”

“E, olha,  o prefeito pediu para os vereadores que votassem o requerimento da autorização da ‘privatização’ em regime de urgência! E a maioria dos vereadores ‘patriotas’ parece que vai aprovar! Seo Niva! Por que a pressa e sem nos consultar, nós piracicabanos?”

“Só espero que esse atual governo municipal – que bem poderia ser chamado ‘governo motosserra’,  ou ‘governo machadada’, como quiser – , a pretexto de perigo de queda de galhos ou de árvores não venha a destruí-las e descaracterizar o Mirante sem acompanhamento de técnicos independentes, que não os da própria Prefeitura ou algum pau-mandado; porque esses parecem suspeitos para fazê-lo e terem a última palavra, Seo Niva. Que retrocesso!”

“Salve, Beto, meu amigo e velho camarada!”

“Pois é, tenho acompanhado, mesmo que longe, as últimas notícias da nossa bela Noiva. Uma pior que a outra, pra variar. Cá entre nós, essa atual administração, incluindo aí o legislativo, com algumas exceções, já podemos colocar como símbolo a famosa frase do Barão de Itararé: ‘De onde menos se espera, daí é que não sai nada’. Você acha que ainda pode sair alguma coisa boa daí, Beto?”

Fiquei sabendo dessa história da concessão do Parque do Mirante. Ah, e não é só isso, não. Também estão no pacote: Elevador Turístico e Aquário Municipal. E sabe Deus o que mais está por vir. Em 2022, o prefeito já havia tentado essa jogada, mas houve protestos e ele retirou, digo, guardou na gaveta tal ideia. Agora, aos 45 minutos do 2° tempo, não é que ele foi pro tudo ou nada e conseguiu apressar na Câmara com um pedido de urgência que foi aprovado.”

“Sabe, Beto, me falaram que houve discussões entre os nobres vereadores, sobre o andamento do projeto. Mas, no final terminou 9×7 a favor, e aceito o projeto de lei. Contudo, nada está decidido. É o que dizem. Vamos aguardar!”

“Beto, saiu no Diário Oficial, que esses três espaços têm valor de mercado avaliado em cerca de 16 milhões. Uma bela grana, não acha?”

” Parece que Piracicaba está à venda e é só vir aqui e pegar!”

“Camarada, eu não consigo entender essas coisas, ou até consigo, vá. O poder público vai lá, constrói toda a estrutura do negócio, deixa tudo bonitinho. E não importa que seja um patrimônio histórico cultural tombado. Nesse negócio, vale tudo. Aí, entrega para a iniciativa privada tomar conta, lucrar, com os mais variados argumentos. Tudo papo furado, conversa fiada pra boi dormir, pra inglês ver e por aí vai!”

“Já passou da hora de parar com isso!”

“Camarada, Beto, ninguém perde o que nunca teve, não é verdade? Então, nesse caso, digamos, o nosso administrador, gestor, sei lá…tem uma visão de mundo totalmente distorcida. O sujeito pensa, imagina, delira…que administrar uma cidade como a nossa é pra qualquer um. Ledo engano, né! Piracicaba e nós piracicabanos não merecemos isso. Por Deus! ”

“É isso que dá, eleger um ‘gestor’, um sujeito que só enxerga cifrão. Cultura, Projetos Sociais, entre outros, nem pensar. Gestor não dá certo na política, vide João Dória.”

“Não seria ele que quebraria a escrita, não é mesmo?”

“É, Seo Niva. Depois de também termos um Jair B., o carioca Tarcísio desgovernando São Paulo, uns deputados e vereadores – pode-se pensar –  mercenários e sem noção, além de igrejas e empresários da religião manipulando a mente das pessoas em nome de Deus (e do seu próprio enriquecimento, claro) , convenhamos que o prefeito não está fora do contexto geral de inconsciência ambiental e cultural.

“A natureza íntima do Homem é produto de séculos de experiência ambiental coletiva. Cada um dá o que tem, de acordo com o seu nível evolutivo. A parte civilizada e consciente da sociedade teria que reagir à essa onda de ‘coisa ruim’. Ou é só por intervenção divina mesmo? Que raça de gente, hein,  Seo Niva?!”

_____

Antonio Roberto de Godoi, pesquisador, jornalista, radialista; Niva Miguel , jornalista.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima