Doações podem ampliar acesso a equipamentos a pessoas com deficiência

Mariana Targher, prefeito Thiago Silva  e o empresário Mauro Sérgio Oliveira

No dia 12, o prefeito Thiago Silva esteve no Fundo Social de Solidariedade, no bairro Nova Estância, em encontro com Mauro Sérgio Oliveira. Na ocasião, o chefe do Executivo cumprimentou o empresário e agradeceu pela doação ao Fundo Social de Solidariedade de uma cadeira de rodas que pertenceu à sua falecida mãe.

O equipamento irá se somar aos outros dispositivos auxiliares de marcha (DAM) do almoxarifado do Fundo Social, como bengalas, muletas e andadores, gratuitamente emprestados pela Prefeitura de São Pedro e que auxiliam pessoas acamadas, com doenças crônicas ou até vítimas de acidentes na independência funcional, mobilidade, equilíbrio e reduzem os efeitos de uma ampla gama de deficiências. São bengalas, andadores, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, cama hospitalar e suporte de soro.

“Para muita gente, uma cadeira de rodas pode parecer pouco, mas certamente fará toda a diferença na vida de uma pessoa com dificuldade de locomoção. Além do mais, vim até aqui, pois acredito que uma atitude dessas precisa ser divulgada até para que outras pessoas tomem conhecimento e sintam-se, de alguma forma, estimuladas a serem mais solidárias. É como eu sempre digo: nada é mais contagiante que o exemplo”, disse o prefeito, que destacou ainda o alto custo de uma cadeira de rodas. “É preciso universalizar o acesso a esses equipamentos de mobilidade e prevenção de quedas. A Prefeitura está fazendo sua parte, mas a demanda é grande e muitas pessoas não têm recursos para adquirir uma cadeira de rodas, por exemplo”, acrescentou.

Oliveira revela que a solidariedade é algo que ele aprendeu a exercitar desde criança. “É uma maneira de amenizar a dor do próximo e, ao mesmo tempo, contribuir para uma sociedade mais justa, igualitária, de amor e comunhão. E é importante divulgar esta ação, pois não são poucas pessoas que tem esses equipamentos parados em casa, sem utilidade, e sem saber que destino dar a eles”, disse o empresário, que mora em São Pedro há 15 anos.

Fundo Social – A presidente do Fundo, Mariana Targher, aproveitou a ocasião para fazer um apelo às empresas e cidadãos para que auxiliem a administração municipal e a Coordenadoria de Desenvolvimento Social a ampliar o acesso aos equipamentos de mobilidade por meio de doações.

“Precisamos de mais bengalas, andadores, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, cama hospitalar e suporte de soro. Os empréstimos dos itens são feitos sem uma data pré-determinada para retorno, até porque tudo depende do tempo em que cada um vai necessitar deles, o que quase sempre não é possível de antecipar. E isso dificulta todo o processo, pois as outras pessoas que precisam acabam entrando em uma fila de espera sem uma data para que possam ser contempladas”, solicitou.

Atualmente há no Fundo Social de Solidariedade um total de 800 pessoas cadastradas. Destas, aproximadamente 50 fazem uso periódico dos dispositivos auxiliares de marcha (DAM).

SERVIÇO: O Fundo Social de Solidariedade fica na rua Marieta de Toledo Mendes, 264, no Jardim Nova Estância. O telefone é o (19) 3481-9244

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima