Revolucionando a saúde de Piracicaba

Rafael Jacob

 

Quando percorro a cidade conversando com os moradores de Piracicaba para ter pleno conhecimento sobre os serviços públicos prestados atualmente, um ponto tem sido unanimidade entre todas as regiões — norte, sul, leste, oeste, centro e zona rural: os serviços prestados pela saúde pública em Piracicaba não estão bons.

Eu, que também utilizo o serviço público de saúde junto com minha família, posso confirmar a principal queixa: a demora. Para os cidadãos que buscam atendimento imediato nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), o tempo de espera pode passar de seis horas, o que, em 2023, resultou em algumas mortes trágicas. Quando o cidadão busca realizar uma consulta com algum especialista, a demora é ainda mais angustiante, podendo, em muitos casos, essa espera passar de um ano. Para muitas mulheres que precisam fazer exames preventivos de câncer de colo de útero ou de mama, essa espera, que muitas vezes supera os seis meses, traz a possibilidade de uma detecção tardia, o que acarreta sofrimento e tratamentos mais complexos.

Diante deste quadro alarmante, é evidente e indispensável a contratação de mais médicos, sejam clínicos gerais ou especialistas. Porém, com o aumento da demanda e a limitação de infraestrutura, apenas a contratação de mais médicos não irá resolver plenamente a questão da saúde pública em Piracicaba. É neste ponto que a introdução de novas tecnologias surge como opção para transformar a experiência do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) de Piracicaba.

Uma primeira tecnologia é um sistema online de gerenciamento de senhas na UPA, que melhora o fluxo de atendimento e pode exibir na internet, em tempo real, a quantidade de pessoas aguardando para ser atendidas e o tempo médio de atendimento, seguindo o protocolo internacional. Assim, para casos pouco urgentes, os pacientes, acessando a internet, poderiam escolher um melhor momento para buscar atendimento, evitando longas esperas desnecessárias e reduzindo a lotação dos postos de saúde. Outra vantagem é poder apresentar, com base no histórico, os momentos em que os postos de saúde ficam mais ou menos cheios. Também teríamos uma grande riqueza de dados para entender a demanda e planejar melhorias, além de deixar claro os problemas de superlotação que precisam ser corrigidos o mais breve possível.

Outra tecnologia muito eficiente é o agendamento online com os especialistas. Com esta tecnologia, os cidadãos podem enviar uma foto do encaminhamento médico e, após análise e liberação por meio de atendentes do Posto de Saúde Familiar (PSF), teriam acesso via internet à agenda dos especialistas, mostrando os horários disponíveis, para que o usuário escolha o momento que mais lhe convém para ser atendido. Esta tecnologia possui a vantagem de o usuário saber já de início quanto tempo irá aguardar até ser atendido e poder já de início abrir uma reclamação, caso o tempo de espera previsto seja excessivamente longo. Outra vantagem desta tecnologia é termos o histórico de todos os agendamentos, o que facilita a análise deste importante setor para projetos de melhorias por parte do poder público.

Outra tecnologia interessante e viável de ser implementada é a visualização dos resultados dos exames pela internet. Esta tecnologia possui a vantagem, primeiramente, de reduzir a quantidade de impressões e poupar recursos naturais, além de apresentar maior segurança, uma vez que reduz o risco de o usuário perder os resultados. Outra vantagem é que facilita para os médicos acompanharem o histórico dos exames, além da possibilidade de agendar um atendimento de telemedicina para que um médico leia e interprete o resultado dos exames, evitando deslocamentos desnecessários.

Portanto, a implementação dessas tecnologias, em paralelo à contratação de mais médicos, pode melhorar significativamente a qualidade deste importante setor dos serviços públicos, talvez o mais importante deles, uma vez que o cidadão precisa ter saúde para poder trabalhar, estudar e cuidar de sua família. Melhorando a saúde pública, Piracicaba poderá se tornar uma cidade ainda melhor para se viver, com excelente qualidade de vida para todos e exemplo de cidade inteligente ao utilizar tecnologias de ponta na gestão da saúde pública.

_____

Rafael Jacob, Engenheiro Mecânico pela Universidade de São Paulo (USP) com Especialização na Universidade do Porto – Portugal

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima