Na primeira decisão do campeonato, as equipes da Vida Nova e do Parque Conceição decidem o título do feminino, a partir das 9h
Com o apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), a Cufa (Central Única das Favelas), realiza no próximo domingo, dia 14, a decisão da Taça das Favelas, com jogos agendados para o Estádio Municipal Barão da Serra Negra.
Na primeira decisão do campeonato, as equipes da Vida Nova e do Parque Conceição decidem o título do feminino, a partir das 9h, enquanto que pelo torneio masculino, a decisão será entre as equipes do Industrial e do Javari, que entram em campo às 10h.
De acordo com a secretária da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, a Taça das Favelas é o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo e foi disputado pela primeira vez no ano de 2012, no Rio de Janeiro. “É um orgulho para a Prefeitura de Piracicaba e a Selam fazer parte desta história, contribuindo e apoiando essa competição que tem grande relevância para o município”, ressalta Branca.
O apoio da Prefeitura teve início antes mesmo de a bola começar a rolar, no dia 14, quando o presidente da Cufa Piracicaba, Herold Eugênio, recebeu das mãos da secretária da Selam, Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, uma doação de 50 bolas de futebol de campo para utilização durante a edição 2024 da Taça das Favelas.
Para Eugênio, a Taça das Favelas é uma competição que funciona como uma ferramenta transformadora para potencializar os jovens moradores de favelas e periferias de Piracicaba, possibilitando a eles a oportunidade de vivenciar esse momento. “Para nós, é gratificante poder contar mais uma vez com o apoio da Prefeitura de Piracicaba e da Selam que acreditaram no nosso trabalho, nos prestigiando com a doação de bolas, as quais estão sendo usadas pelas equipes participantes, nos ajudando a conseguir realizar mais essa final no Estádio Barão da Serra Negra”, destaca o presidente.
NÚMEROS – O torneio de 2024 começou no mês de maio com 16 equipes na disputa masculina e quatro no torneio feminino, movimentando cerca de 2.000 adolescentes entre 15 e 17 anos.
AS BOLAS – As 50 bolas entregues pela Selam ao representante da Cufa (Central Única das Favelas) fazem parte do lote de 300 bolas doadas pela Hyundai Motor Brasil à Prefeitura de Piracicaba em 26/9/2003. O material esportivo pode ser utilizado pela Selam nos núcleos do PDB (Programa Desporto de Base) e por entidades que trabalham com o desenvolvimento social e esportivo no município.