São Paulo – Mais de 180 automóveis são roubados ou furtados por dia

São Paulo – Mais de 180 automóveis são roubados ou furtados por dia

 

O Estado de São Paulo registrou 17.536 furtos e 4.437 roubos de automóveis, entre janeiro e abril deste ano. São em média 183 ocorrências por dia. Um número 9,2% menor do que o registrado no mesmo período de 2023, mas ainda muito elevado. Os dados estão no Boletim Tracker-Fecap, que acaba de ser divulgado. A queda nos furtos foi pequena, de 0,8%. Já os roubos, caíram 32%.

“A redução é resultado de diversos fatores, como implementação de tecnologia avançada de vigilância e monitoramento; mudanças nos comportamentos sociais e econômicos da população, especialmente influenciada pela pandemia de COVID-19; e melhoria da estratégia da segurança pública”, analisa o coordenador do Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da FECAP, Erivaldo Costa Vieira.

O coordenador do Comando de Operações do Grupo Tracker, Vitor Corrêa, explica que “a criminalidade é dinâmica e frequentemente adapta suas práticas para escapar das medidas de segurança implementadas pelas autoridades e pelas empresas de rastreamento e monitoramento”. E destaca a importância das tecnologias para que este cenário de queda prevaleça. “Estamos em constante atualização e quanto maior a precisão dos equipamentos instalados nos veículos, maior o sucesso das recuperações e menor o êxito dos criminosos, que se veem obrigados a mudar de método e até de alvo. Temos um papel social enorme”, acrescenta o especialista.

O Boletim Tracker/Fecap analisou os anos dos automóveis mais roubados e furtados. Tanto em 2023 quanto em 2024, os modelos de 2019, 2018 e 2017 lideram a lista. Mas há uma tendência de alta nas ocorrências envolvendo os modelos mais novos (2023, 2022 e 2021).

“Essas informações são valiosas. É recomendável que proprietários de veículos mais novos invistam em tecnologias de segurança adicionais, como rastreadores e sistemas de alarme avançados”, alerta o especialista da Fecap.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima