Mandato coletivo – Silvia Moraes destaca participação popular nas atividades da Simapira

Vereadora fez balanço positivo do alcance da programação ao longo de junho

 

A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, fez um balanço positivo da adesão do público às atividades da Simapira (Semanas Integradas do Meio Ambiente de Piracicaba), realizadas ao longo de junho. O evento teve como objetivos mobilizar pessoas e fortalecer reflexões e práticas sobre questões socioambientais locais e globais.

A programação teve a participação de diversos parceiros, como o GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental), as instituições que executam o Programa Educa Trilha na Escola, o Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente e o USP Recicla, além do mandato coletivo A Cidade é Sua.

A primeira ação realizada pelo mandato coletivo envolveu estudantes do ensino médio das escolas estaduais “Luciano Guidotti” e “Dr. Jorge Coury”, nos dias 3, 6 e 10. O intuito foi possibilitar ao público jovem o acesso qualificado a informações referentes às mudanças climáticas e debater com ele as políticas climáticas de Piracicaba.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, Silvia Morales entregou o Prêmio Chico Mendes de Ecologia e Meio Ambiente, em solenidade na Câmara, quando o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) teve o reconhecimento da importância das ações que realiza em Piracicaba, recebendo certificado da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara.

No dia 18 de junho, o mandato coletivo esteve em Cordeirópolis (SP), a convite da Secretaria de Meio Ambiente do município, para participar do 2º Encontro de Lideranças Políticas, realizado em meio ao processo de consulta e audiências públicas do Plano Local de Ações Climáticas.

O mandato coletivo também participou, dentro da programação da Simapira, do Dia de Campo do Movimento Tritura Pira, promovido por produtores agroecológicos e parceiros; do seminário “Em Clima de Mudança”, realizado pelo Sesc (Serviço Social do Comércio); e do 3º Ciclo de Eventos da ComClima (Comissão Municipal de Mudanças Climáticas).

Além disso, três encontros semanais foram realizados nos dias 16, 23 e 30 de junho pela Assembleia Cidadã, organizada pelo Fórum do Projeto Potência Engrenagem, do Sesc, por meio de parceria com o mandato coletivo A Cidade é Sua, o Barranco Cultural, a Casa do Hip-Hop e o Movimento Tô Aqui.

A Assembleia Cidadã proporcionou a participação de jovens para discutir as mudanças climáticas e, a partir de consensos, deliberar recomendações voltadas às políticas climáticas do município, relacionadas a como a sociedade local deve agir para reduzir danos e prejuízos diante de calor extremo, períodos de seca e estiagem, falta de água, tempestades, alagamentos, inundações, deslizamentos, elevada incidência de doenças como a dengue e possível aumento da insegurança alimentar, pela alta no preço dos alimentos.

“A comunicação e o acesso às informações aos variados públicos são partes fundamentais do debate público, da inclusão e da participação social em políticas socioambientais e climáticas, sendo que essas causas estão entre aquelas prioritárias defendidas pelo mandato coletivo A Cidade é Sua e da sua própria atuação para avanços nessas pautas no nosso município”, salientou Silvia Morales.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima