Movimento – 2º Encontro Nacional das Lideranças Papeleiras reforça importância da mobilização dos trabalhadores

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, com o exemplar do Manual de Segurança em Máquinas de Papel recebido do presidente do Sintipel, Emerson Cavalheiro. Foto: Divulgação

O 2º Encontro Nacional das Lideranças Papeleiras, que aconteceu em Brasília, nos últimos dias 25, 26 e 27 de junho, reuniu lideranças de todas as regiões do país, e reforçou a importância da mobilização dos trabalhadores para o fortalecimento da luta por melhores salários e condições de trabalho. Neste encontro nacional, organizado pelo Movimento Nacional dos Papeleiros e Papeleiras (Mpapel), que contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e deputados federais, o Sintipel (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Artefatos de Papel de Piracicaba) participou ativamente, sendo representado pelo presidente Emerson Cavalheiro, pelo vice-presidente  Francisco Pinto Filho, o Chico, e pelo diretor Claudenir Rodrigues.

O encontro visou debater o setor papeleiro, a partir da visão dos trabalhadores, para organizar a categoria e tratar dos principais temas envolvendo o setor. Na abertura do evento, inclusive o presidente do Sintipel, Emerson Cavalheiro, entregou exemplar do Manual de Segurança em Máquinas de Papel ao ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, que abordou o tema relacionado à Previdência, inclusive sendo questionado pelo vice-presidente do Sintipel, Francisco Pinto Filho, o Chico, que também integrou o Conselho Municipal da Previdência Social, as dificuldades que os trabalhadores têm encontrado nas perícias na apresentação dos PPP´s, cobrando uma atenção especial para estes casos por parte do ministro.

Nos três dias do Encontro Nacional foram debatidos ainda temas importantes como a “Defesa e Fortalecimento do SEPACO”, “Celulose X Sustentabilidade”,  “Os  Cenários do Setor na Cadeia Produtiva da Celulose”, “Mulheres: Trabalho, Equidade & Representação no Setor da Celulose”, “Comunicação Sindical”, “Ditadura Militar & Indústria de Celulose no Brasil” e “Saúde e Segurança no Trabalho”, que inclusive contou com a participação de Alessandro José Nunes da Silva, do Cerest Piracicaba.

O técnico destacou o trabalho do Sintipel, que no final da década de 90, a partir de um forte trabalho, conseguiu elaborar o Manual de Segurança em Máquinas de Papel, visando pôr fim aos constantes acidentes, e que inclusive foi revisado no ano de 2017, atualizando com a evolução do setor e novas medidas de segurança. Na sua exposição,  o técnico do Cerest ressaltou ainda os importantes espaços que o Sintipel  tem obtido junto as empresas para discutir as novas tecnologias e inovações, visando a prevenção de acidentes futuros.

Para o presidente do Sintipel, foi um riquíssimo evento, que contribui para ajudar a dar norte às novas ações do trabalho desenvolvido pelo sindicato. “Sem dúvida, um ótimo encontro em que pudemos nos capacitar ainda mais para os inúmeros desafios que temos no nosso setor”, ressalta Emerson Cavalheiro.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima