Foi em 2004, com articulação do então prefeito José Machado (PT) em sintonia com o presidente Lula (PT), em seu primeiro mandato
A deputada estadual piracicabana Professora Bebel (PT) fez questão de participar das comemorações de instalações dos 20 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 em Piracicaba realizadas durante sessão solene na Câmara de Vereadores de Piracicaba, na noite da última sexta (28), iniciativa do vereador Gilmar Rotta (PDT), quando foram prestas homenagens a toda equipe da instituição. Bebel — considerada a “embaixadora de Piracicaba” junto ao governo federal e pré-candidata a prefeita — lembrou que o SAMU foi instituído no Brasil, através de uma parceria com a França, e criado em Piracicaba por iniciativa do presidente Lula, no seu primeiro governo.
A deputada Bebel destacou que o SAMU 192 foi implantado em Piracicaba em junho de 2004, terceira cidade do Estado de São Paulo e o quinto município do Brasil a ser habilitado. “Graças à articulação do então prefeito José Machado (PT) com o governo federal e hoje é uma política pública de Estado que deu certo”, ressalta.
Bebel falou da importância de comemorar os 20 anos do SAMU, uma vez que eleva a importância das políticas públicas de Estado, que dão certo. “Isso é muito grande e faço questão de cumprimentar, em nome da Cristina Colonese, a todos que ao longo desses 20 anos atuaram ou tem atuado no SAMU. O SAMU salva vidas, não tem outra forma de dizer sobre este importante serviço, é um atendimento rápido e assim que tem que ser e de alta qualidade. Meu pai, por diversas vezes, teve sua vida salva pelo SAMU, até chegar ao hospital. Não posso esconder a história, que foi o presidente Lula que instituiu esse importante serviço. Isso não caiu do céu. É uma política pública que está dando certo e merece ser aplaudida, sem dúvida alguma. Celebrar políticas públicas de Estado é papel dos parlamentares, de governantes e de toda sociedade precisa ser aplaudida”, falou.
Como pré-candidata a prefeita de Piracicaba e embaixadora do Governo Federal, Bebel destacou também que já foram conquistadas seis novas ambulâncias para o SAMU de Piracicaba, que em breve estarão na cidade, para substituir as atuais, que estão bastante rodadas, numa articulação que fez junto ao Ministério da Saúde.
Hoje, a equipe de Piracicaba atende em média de 2,5 mil a 3 mil pessoas por mês e realiza transferências intermunicipais desde 2015, inclusive no mês passado passou a ter posto descentralizado, com a instalação de uma unidade na cidade de São Pedro, que também receberá uma viatura nova do SAMU.
“Nossa articulação com o governo federal faz com que Piracicaba se destaque e saia na frente na conquista das novas políticas públicas federais que dão resultado, como o SAMU, que salva vidas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Que orgulho eu tenho de ser a embaixadora do Governo Federal em Piracicaba”, diz Bebel.