Tratamento – A revolução da Inteligência Artificial tem novo capítulo na história do HFC Saúde

Cássio Guizzo e José Coral: “A medicina está no limiar de uma transformação profunda e irreversível”. Crédito: Divulgação/HFC Saúde

O primeiro passo nessa jornada foi possível graças à constante inovação proporcionada pelo Time de Tecnologia da Informação e pela Imagenet Tecnologia

 

 

Neste mês, iniciou-se um novo capítulo na história do HFC Saúde com o uso de Inteligência Artificial (IA) como ferramenta no auxílio ao tratamento de nossos pacientes internados, começando pelo prontuário e documentação médica.

“A medicina está no limiar de uma transformação profunda e irreversível, impulsionada pelo advento da Inteligência Artificial (IA). Esta revolução silenciosa promete não apenas aprimorar o diagnóstico e o tratamento de doenças, mas também redefinir a própria essência do cuidado médico”, disse o Gerente de Tecnologia e Informação, Cássio Guizzo.

O primeiro passo nessa jornada foi possível graças à constante inovação proporcionada pelo Time de Tecnologia da Informação e pela Imagenet Tecnologia, com a elaboração do resumo clínico a partir do histórico das evoluções médicas. Diariamente, a IA coleta todos os dados clínicos presentes no sistema hospitalar e elabora um resumo detalhado que contém as informações mais relevantes no histórico de saúde de cada paciente, criando um roteiro simplificado da evolução do tratamento, das mudanças de estado do paciente, da hipótese diagnóstica e da estratificação de riscos. Isso permite que o profissional médico entenda, em poucos minutos, o histórico do tratamento e elabore as próximas condutas necessárias para cada caso.

“A implementação dessas tecnologias foi guiada por princípios éticos, garantindo que a IA seja um complemento, e não um substituto, para o toque humano, que é a essência da medicina. A confiança na IA deve ser equilibrada com a empatia e o julgamento clínico dos profissionais de saúde”, disse o presidente do HFC Saúde, José Coral.

A inteligência artificial na medicina é mais do que uma revolução tecnológica. É a realidade de diagnósticos mais precisos, tratamentos mais eficazes e de prevenção mais efetiva. Em cada linha dessa história, a fusão da ciência com a arte, do digital com o humano se concretiza. E assim, nesta nova era, onde a ciência e a tecnologia se entrelaçam, avançamos com a inteligência artificial como parceira na assistência à saúde.

“Esse é nosso objetivo no HFC Saúde, onde, em nossos corredores brancos e salas de espera, onde o tempo parece flutuar, uma revolução silenciosa desabrocha. Um novo guardião entra em cena, tecendo fios invisíveis de dados e algoritmos, uma tapeçaria de esperança e cura. No âmago desta transformação, a ciência e a poesia se encontram, dançando ao ritmo do coração humano”, concluiu o Gerente de Tecnologia e Informação, Cássio Guizzo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima