Risco – Sindicato denuncia baias de ônibus fora do padrão e cobra providências

“Sobram menos de quinze centímetros de cada lado para o motorista estacionar. Isso é um risco muito grande”, afirma o presidente João Soares

 

 

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano de Piracicaba denuncia que as baias ao lado do Terminal do Vila Sônia para estacionamento de ônibus do sistema municipal de transporte da cidade estão fora do padrão, e vem prejudicando os motoristas dos veículos. De acordo com o presidente do Sindicato, João Soares, tem baia que tem apenas 2,77 metros, o que dificulta o estacionamento e o acesso dos motoristas aos veículos, que tem 2,60 metros de largura. “Sobram menos de quinze centímetros de cada lado para o motorista estacionar. Isso é um risco muito grande, porque os ônibus são veículos de grande porte”, enfatiza.

Ao todo, ao lado do Terminal do Vila Sônia, há dez baias, todas estreitas, conforme conferiu pessoalmente o presidente do sindicato e o diretor da entidade, Benedito Fernandes Duarte, o Ditinho, nesta manhã de quinta-feira, 27 de junho. Utilizando uma trena, eles conferiram que a reclamação de motoristas procede, uma vez que só a porta do ônibus, quando a abertura é externa, dá quase 20 centímetros. “Como que o motorista consegue sair ou entrar no veículo? É praticamente impossível. Por isso, acabam fazendo manobras arriscadas e correndo riscos de provocar avaria nos veículos, cujo prejuízo é bancado pelo próprio trabalhador”, diz João Soares.

Na tentativa de mudanças na largura das baias, o presidente do Sindicato conta que já levou a demanda à secretária de Trânsito e Transportes, Jane Franco Oliveira, mas até agora nenhuma providência foi tomada, assim como a funcionários da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes. “Infelizmente, nenhuma medida foi tomada. Parece que não há preocupação com os motoristas, que são os prejudicados”, critica João Soares, que também pede mudança no sistema semafórico, para facilitar a saída dos ônibus do Terminal do Vila Sônia. “Da maneira que está hoje, o risco de acidentes é muito grande, uma vez que quando o semáforo abre para os ônibus também fica verde para os veículos”, completa, dizendo que são medidas que precisam ser tomadas de forma urgente pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima