Com a presença do secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, será inaugurada no dia 2 de julho, terça-feira, a Restauração do Museu Gustavo Teixeira e da Passarela da Cultura Maria do Carmo Mendes de Andrade e Souza. A cerimônia será realizada em 2 etapas: às 10h, com a presença de Lucena, e às 19h, com homenagens a familiares e programação cultural.
O Museu será reaberto ao público após passar por completa reestruturação e adequação arquitetônica para melhorar a acessibilidade de suas instalações. As obras foram realizadas com recursos do Dadetur e contrapartida do município.
Entre os principais destaques da reestruturação estão a reforma do telhado e dos pisos, além da criação de uma reserva técnica, um local destinado à preservação do acervo que não está em exposição. O projeto de reforma também tornou o museu totalmente acessível.
As obras no edifício histórico, tombado pelo Estado, deram especial atenção às necessidades de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
O museu agora conta com rampas de acesso, elevador, pisos podotáteis e banheiro adaptado. Os espaços incluem áreas para exposições de longa duração, núcleo educativo e de museologia, sala de processamento técnico, reserva técnica, espaço para guarda do acervo bibliográfico e documental, além de áreas disponíveis para os visitantes.
Na reabertura será apresentada a exposição de longa duração intitulada “Percorrer São Pedro”, que convida os visitantes a explorar diversos aspectos do município, como habitação, modos de vida no campo, literatura e educação, com destaque para modernizações multimídia.
A Sala São Pedro, por exemplo, exibirá imagens do arquivo do museu que retratam o município de São Pedro ao longo de mais de um século. O museu também está preparando parcerias com outros museus paulistas para realizar exposições temporárias em sua sala principal no mês de julho.