Direitos – Frente defende direitos dos trabalhadores informais

Encontro foi em Brasília na quarta-feira (19).Crédito: Divulgação

Uma nova frente parlamentar foi lançada na Câmara dos Deputados quarta (19), com o objetivo de defender os direitos e melhorar as condições de trabalho dos trabalhadores da economia informal. A Frente Parlamentar em Defesa das Trabalhadoras e Trabalhadores da Economia Informal conta com a coordenação do deputado Vicentinho (PT-SP) e a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) como secretária-geral.

O evento de lançamento contou com a participação de representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), diversos organismos e várias organizações da sociedade civil. A iniciativa visa garantir direitos fundamentais, como férias, 13º salário, Fundo de Garantia, além de promover a criação de sindicatos e convenções coletivas para os trabalhadores informais.

“É um dos segmentos mais sofridos do Brasil: não tem férias, não tem 13º salário, não tem Fundo de Garantia, não tem sindicatos, portanto, não tem convenções coletivas. Esse grupo cresce a cada momento, seja vendendo pipoca, cabos de telefone celular, entregando comida de bicicleta, moto ou veículo, enfrentando situações de violência, segurança pública e periculosidade,” afirmou o deputado Vicentinho.

Ele também destacou a necessidade de equilibrar as condições de trabalho entre os formais e informais. “Temos um papel decisivo para buscar esse equilíbrio. O Brasil precisa crescer, assim como a formalidade. As discussões sobre uma vida melhor para nosso povo trabalhador, seja no campo ou na cidade, são essenciais. A informalidade está no serviço intelectual, braçal e no comércio. Não é fácil, mas é necessário enfrentarmos essa realidade,” completou Vicentinho.

A nova frente parlamentar pretende abordar os desafios enfrentados pelos trabalhadores informais, promovendo políticas que garantam mais segurança e direitos para esses profissionais, que são essenciais para a economia do país. Estiveram presentes no ato os parlamentares Alfredinho (PT-SP), Erika Kokay (PT-DF), Reimont (PT-RJ) e Juliana Cardoso (PT-SP).

 

 

Integrantes do PT de São Pedro com Vicentinho: pastor Samuel Gomes e a professora Sheila. Crédito: Divulgação

Vicentinho recebe delegação  de São Pedro em Brasília

Em um pronunciamento especial na Câmara dos Deputados, o deputado Vicentinho (PT-SP) anunciou com grande entusiasmo a presença de uma delegação especial do Município de São Pedro, liderada pela Professora Scheila .

A professora Scheila Fernandes, Presidente do Diretório do Partido dos Trabalhadores em São Pedro e pré-candidata a vereadora, foi recebida pelo deputado Vicentinho em seu gabinete. Conhecida por seu trabalho em prol da comunidade são-pedrense, a Professora Scheila é responsável por todas as emendas enviadas por Vicentinho para apoiar tanto o campo quanto a cidade de São Pedro. “Ela faz pela cidade de São Pedro o que muitos vereadores ainda não fazem,” destacou Vicentinho.

Acompanhando a Professora Scheila, estava o Pastor Samuel Gomes, pré-candidato a vice-prefeito, que também foi recepcionado pelo deputado Vicentinho. Além deles, a delegação incluía Lea Cristina Arruda e o jovem Daniel, filho da Professora Scheila.

A visita da delegação Câmara dos Deputados teve como objetivo angariar recursos para o município de São Pedro. “A presença desta delegação aqui em Brasília é um exemplo de dedicação e compromisso com a comunidade de São Pedro,” afirmou Vicentinho.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima