Estreia de bailarino une três nações e realça a arte de Piracicaba no mundo

 

A piracicabana Monike Cristina marca a estreia do primeiro bailarino do Ópera de Paris, nos papéis principais em A Bela Adormecida, sexta (28), na África do Sul

 

 

“Falta apenas uma semana até sexta-feira 28 de junho, noite de abertura da Bela Adormecida no Joburg Theatre, quando Monike Cristina faz uma das entradas mais esperadas para o palco de bailarinas no ballet clássico – a chegada da Princesa Aurora nas comemorações do seu aniversário. Monike será parceira do aclamado dançarino de Ballet Étoile do Ópera de Paris Guillaume Diop na sua ansiosamente aguardada estreia na África do Sul. Monike e Guillaume dançam uma segunda apresentação no domingo 30 de junho às 14h00. A Filarmónica de Joanesburgo estará no poço da orquestra. Numa tradição de Joburg Ballet há muito estabelecida, todos os bilhetes para a noite de abertura estão com desconto de 50%. A corrida de 9 performances é de 28 de junho a 7 de julho. Para reservar acesse www.webtickets.co.za ou ligue 0861 670 670”.

Com este anúncio, nas redes sociais e nos principais veículos de comunicação, a cidade de Joanesburgo divulga este evento, que também repercute em Piracicaba, mobilizando admiradores, amigos e familiares de nossa bailarina Monike Cristina, que, a exemplo de sua mãe, Cristiane Berenice de Macedo Silva Ferreira, registrou mensagem especial de felicitações: “Este grande e memorável dia está breve por acontecer, ao dançar com o primeiro bailarino Guillaume Diop do Ópera de Paris é de um extremo privilégio e considere isso um Ato Notório na sua brilhante trajetória dentro do berço Africano. E melhor dizendo, na terra da luta do Senhor Nelson Mandela, da África do Sul. Estamos extremamente orgulhosos pela estimável conquista em sua vida e por Deus ter lhe proporcionado este grande momento. Que a grande luz divina lhe proteja e guarde sua vida. Te amamos muito (Martim, Victor, Martina, Estela)”.
FRANÇA — Guillaume Diop foi promovido a Étoile (a mais alta patente no ilustre Ballet da Ópera de Paris) em 2023, tornando-se o primeiro bailarino negro a alcançar este status de prestígio. Nascido em Paris em 2000, ele se juntou ao Ballet da Ópera de Paris em 2018. Aplaudido pelo brilho técnico e artístico, ele dançou um extenso repertório de papéis principais nos clássicos e nos balés pelos principais coreógrafos. Aclamado pelo público e chamando a atenção dos meios de comunicação e do mundo da moda, Guillaume tornou-se uma das figuras públicas mais proeminentes da França, com uma reputação a chegar muito além do mundo do ballet.

BRASIL — Nascida em Piracicaba, Monike Cristina começou a dançar aos seis anos de idade no Criação Ballet. E ainda na sua terra natal, passou pelo Portal Sports, Coronel Barbosa, Carina Castro Ballet e Clube de Campo Piracicaba. Aos 14 anos, já se deslocava diariamente para São Paulo no desejo de dar continuidade aos seus estudos no ballet, participando da Malosa Studio de Dança e depois Ilusão & Vida.
Em sua trajetória no universo do ballet clássico, profissionalizando-se a partir de seus 18 anos, a piracicabana passou pela Companhia Estável de Dança de Piracicaba (CEDAN) sob direção de Camilla Pupa, Clélia Serrano Dança e Arte (CESDA), Cia Jovem Bolshoi Brasil (Joinville), São Paulo Companhia de Dança (SPCD) e, atualmente, está na Joburg Ballet (ÁFRICA DO SUL), desde 2016. Companhia através da qual já participou de mais de 16 temporadas, com cargos de solista, solista sênior e atualmente a bailarina principal.
Bailarina negra construindo uma história de 25 anos na dança, ela soma diversas experiências, pois já participou de competições e galas mundo afora, como o Youth American Grand Prix (YAGP) em Nova Iorque (Estados Unidos), Tanzolymp em Berlim (Alemanha), Black Swan Gala e Virtuose em 32 cidades da Rússia, Ucrânia e Moldávia, Gala New York Star’s na Cidade do Cabo (África do Sul), além de ter passado pelo Paraguai e pela Suíça. (Martim Vieira Ferreira, jornalista)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima