Educação – Bebel destaca importância da aprovação do novo ensino médio

A deputada Professora Bebel diz que, com muito esforço, estamos restituindo dignidade à educação brasileira. Crédito: Divulgação

O projeto foi enviado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e é uma alternativa ao Novo Ensino Médio (NEM)

 

A deputada estadual piracicabana Professora Bebel (PT) e especialista em educação, destaca a importância da aprovação do novo ensino médio pelo Senado Federal. O projeto foi enviado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e é uma alternativa ao Novo Ensino Médio (NEM) criado pelo governo de Michel Temer (MDB) e implantado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, “um verdadeiro retrocesso na educação brasileira. A aprovação é resultado de muita luta das entidades representativas dos profissionais da educação e dos estudantes, com a efetiva participação da Apeoesp”, diz.

Bebel enfatiza que a nova proposta aprovada, que agora volta à Câmara Federal para votação definitiva, foi construída a partir de intenso diálogo, que prevê a ampliação da carga horária mínima total de formação geral básica (FGB) das atuais 1.800 para 2.400 horas, além de explicitar quais componentes curriculares fazem parte de cada uma das áreas do conhecimento e deverá entrar em vigor já em 2025.  “Esse projeto aprovado  trouxe também um aumento na carga horária de aulas, fortalecendo a formação geral básica e mudando as regras para os itinerários formativos. Estes foram articulados com as quatro áreas de conhecimento previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): linguagens e suas tecnologias, integrada pela língua portuguesa e suas literaturas, língua inglesa, artes e educação física; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias, integrada pela biologia, física e química; e ciências humanas e sociais aplicadas, integrada pela filosofia, geografia, história e sociologia”, diz.

Para Bebel, é de se festejar, ainda, a possibilidade do currículo escolar oferecer conteúdos que atendam a especificidades e necessidades das diferentes comunidades dos estudantes. “E, ainda, a inclusão dos estudantes de baixa renda do ensino médio matriculados em escolas comunitárias de educação do campo no Programa Pé-de-Meia, no Prouni e nas cotas para acesso à educação superior”.

Na avaliação da deputada piracicabana, que é especialista em educação no país, “com muito esforço, estamos restituindo dignidade à educação brasileira. Escola pública de qualidade é equipamento indispensável à edificação de uma nação justa, próspera, inclusiva e generosa com nossas filhas e filhos. O futuro do Brasil depende de políticas sérias, e não de uma escola que condene os que mais precisam à privação de direitos, à dependência e à exclusão”, conclui.

 

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