50 anos – EEP realiza concursos voltados à comunidade acadêmica

As inscrições para o Desafio Computacional devem realizadas até o dia 30 de junho através do link https://bit.ly/3RCdv9O. Foto: Divulgação

A Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), dentro da sua programação de aniversário de 55 anos de fundação, abriu inscrições neste mês de junho para cinco concursos voltados à comunidade acadêmica, sendo eles o Gravity Car, Pontes de Macarrão, Pontes de Bambu, Projeto Ótimo de Tubulação para Esgoto Sanitário além do Desafio Computacional.

As inscrições para o Desafio Computacional devem realizadas até o dia 30 de junho através do link https://bit.ly/3RCdv9O; as inscrições para os concursos Pontes de Macarrão, Pontes de Bambu e Tubulação para Esgoto Sanitário também se encerram em 30 de junho e podem ser feitas pelo link https://bit.ly/4b8xiEM; os interessados em participar do Gravity Car podem fazer a sua inscrição até 30 de setembro acessando https://bit.ly/3x9QfsH

Segundo o diretor acadêmico da EEP, Prof. Dr. Marcelo Zambon, estes concursos são interessantes  porque apresentam novos desafios aos alunos num ambiente fora das salas de aula, ao mesmo tempo que utilizam de maneira prática os principais conteúdos ministrados nos cursos de graduação.

CONCURSOS – na modalidade Pontes de Macarrão as equipes deverão elaborar e executar o projeto de uma ponte treliçada, utilizando macarrão do tipo espaguete e colas, capaz de vencer vão livre de 1m, com peso máximo de 750 g.

No concurso Pontes de Bambu, os alunos deverão construir uma ponte treliçada, utilizando palitos de bambu para algodão doce e colas capaz de vencer vão livre de 50cm, com peso máximo de 230 gr.

A terceira das modalidades propõe o Projeto Ótimo de tubulação para transporte de Esgoto Sanitário, onde os alunos precisam encontrar o diâmetro mais econômico para transporte de esgoto gerado por um condomínio, sem penalizações por vazamentos e poluição ambiental e sem superdimensionamento dos investimentos necessários.

A competição de Gravity Car, que chega a sua 4ª edição e recentemente foi homenageada pela Câmara Municipal, é uma disputa de carros sem motor, movidos apenas à força da gravidade. Neste projeto são os próprios alunos que projetam e constroem os seus carros.

No desafio computacional a meta é elaborar um software com foco na área de preservação do meio ambiente que possa ajudar os desabrigados pelas enchentes no Estado do Rio Grande do Sul.

A programação de aniversário da EEP conta com o apoio da Construcione, Caprem, Siviero, Urbano, Ritec, Marth, Petra, Linear e Associação dos Docentes da Escola de Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima