A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/Unicamp) foi classificada como a 23ª melhor faculdade de odontologia do mundo e a segunda melhor da América Latina. A posição no ranking, elaborado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), especializada na análise de desempenho de instituições de ensino superior, foi reconhecida pela Câmara Municipal de Piracicaba através do voto de congratulações estabelecido pelo requerimento nº 486/2024, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB).
A homenagem foi entregue pelo parlamentar nesta quarta-feira (19), durante a reunião ordinária da diretoria da faculdade ao diretor da instituição, professor Flávio Henrique Baggio Aguiar e à diretora associada Karina Gonzales Silvério Ruiz.
“Não é surpresa para ninguém a importância da educação, da pesquisa e do conhecimento”, destacou Pedro Kawai. “Ter uma das melhores faculdades do mundo em Piracicaba é importante e precisa ser reconhecido pela Câmara, principalmente para agradecer por levar o nome da nossa cidade para o mundo, neste momento de transformação da sociedade”.
O diretor da instituição agradeceu o apoio sempre prestado à FOP em várias situações. “Temos que valorizar essa classificação quando nos comparamos com as outras faculdades do mundo”, afirmou Flávio Henrique Baggio Aguiar. Ele também fez uma comparação hipotética em relação às instituições de outros países.
Pela avaliação obtida, se a FOP estivesse nos Estados Unidos, seria a oitava melhor daquele país; seria a 11ª da Europa, a segunda do Japão e a terceira da China. “Mesmo com recursos limitados investidos no Brasil, conseguimos resultados expressivos graças ao esforço do corpo docente, dos funcionários, dos alunos e da população de Piracicaba”, colocou. “Tenho certeza de que a FOP só é a FOP por estar em Piracicaba”.
Ranking – No ranking deste ano elaborado pela QS World University Ranking by Subject, a FOP subiu seis posições em comparação com 2023. Ao todo, foram avaliadas 55 disciplinas de 4.989 instituições distribuídas por 149 localizações, das quais 1.559 instituições tiveram seus resultados publicados. Para analisar as matérias, utilizou-se um conjunto de cinco indicadores: reputação acadêmica, que avalia a performance global da universidade; reputação entre o empregador, ou seja, a capacidade dos egressos se empregarem; quantidade de citações por artigo, que reflete os impactos da pesquisa científica e a qualidade das instituições; índice-H, que quantifica a produtividade com base nos papéis mais citados, além de Rede Internacional de Pesquisa, em que são verificadas as parcerias internacionais realizadas pela instituição.
O ranking por áreas leva em conta os critérios de reputação acadêmica; reputação no mercado de trabalho; relação entre número de alunos e professores em dedicação exclusiva; volume de trabalhos acadêmicos publicados; quantidade de professores estrangeiros e quantidade de alunos internacionais. A FOP tem sete programas de pós-graduação, dos quais quatro são considerados de excelência e três deles com nota máxima na Capes.